segunda-feira, 3 de julho de 2017

Santo António das Areias: a estreia do "outro" Roca (pouco) Rey

Hugo Teixeira fotografado com o matador Fernando Roca Rey
Fernando Roca Rey ladeado por José António Campuzano e seu irmão
Andrés Roca Rey assistiu à estreia do irmão num camarote acompanhado por
Luis Filipe Cochicho
Doi momentos da faena de Fernando Roca Rey na arena imprópria para consumo
da praça de Santo António das Areias 
Rui Salvador e Marcos Bastinhas (foto de baixo) exibiram-se
em muito bom nível, sobretudo nos seus segundos toiros


Hugo Teixeira - A estreia em Portugal do matador peruano Fernando Roca Rey (irmão do famoso Andrés Roca Rey) conduziu alguns aficionados ao toureio a pé a Santo António das Areias, Marvão (Portalegre), no sábado.
O irmão (Andrés) também marcou presença, mas na bancada, apoiado por uma canadiana, uma vez que está ainda a recuperar de uma recente colhida em Badajoz. Foi seu “companheiro de cartel” num camarote Luís Filipe Cochicho.
Antes, visitara no pátio de quadrilhas o seu irmão para o tal abraço, enquanto esse ultimava os últimos preparativos antes de pisar a arena pesadíssima daquela praça alentejana.
Ao longo da noite, Andrés Roca Rey foi por várias vezes brindado, tirou “carradas” de selfie’s com admiradores, enquanto, discretamente, assistia à prestação de seu irmão na arena.
Lidaram-se seis toiros de São Torcato (excelentes, com casta e a crescer os lidados a cavalo), sem recorrido e parados os dois destinados para o toureio a pé, graças também ao mau estado do piso… um verdadeiro batatal!
Aliás, já no festival de Abril, naquela mesma arena, o matador Manuel Dias Gomes também não conseguiu alcançar o triunfo com que sonhava por debater-se com essa condicionante. Grave!
O mesmo se passou este sábado com Fernando Roca Rey. Aquele piso tem que ser revisto!
Sem matéria por diante, fica a dúvida… e a vontade de ver este outro Roca Rey com todas as condições (piso e toiros) para mostrar a sua arte.
A noite fica também marcada por duas grandes atuações de Rui Salvador e Marcos Tenório Bastinhas. Estiveram enormes, com ferros de verdade, nas lides do quarto e quinto da ordem. O público tributou-lhes grandes ovações e na hora do “adeus”, o conclave pedia sempre mais um ferro… com fervor!
Salvador e Tenório estão num bom momento e isso ficou bem visível em Santo António das Areias.
No campo da forcadagem, a noite foi mais tranquila para os homens de Arronches. Foram solistas Fábio Rita à segunda tentativa e Duarte Gato ao primeiro intento.
Pelos Amadores de Coimbra pegaram João Eusébio à primeira e André Leal à terceira, após dobrar Ricardo Matos que efetuou uma tentativa.
Dirigiu com serenidade o festejo (cerca de meia casita) promovido pela empresa Toiros + o competente delegado técnico tauromáquico Marco Gomes.

Fotos Hugo Teixeira e Maria Mil-Homens