Apesar de complicada, a praça de Vila Franca promete ser este ano uma das mais apetecidas pelos nossos empresários! |
José Luis Gomes ainda não o confirmou, mas diz-se que pode ser também um dos prováveis candidatos à adjudicação da praça "Palha Blanco" |
O segredo é a alma do negócio. E por isso, nenhum dos (prováveis) candidatos à adjudicação da praça de toiros "Palçha Blanco" confirma o seu interesse (ou não) para participar no concurso para adjudicação da arena vilafranquense, que esta semana foi anunciado em dois jornais pela Santa Casa da Misericórdia, proprietária do centenário tauródromo.
O "Farpas" sabe que pelo menos seis empresários podem perfilar-se na corrida - mas a confirmação só a saberemos ao certo no próximo dia 19, prazo limite para a entrega e consequente abertura das propostas concorrentes.
Paulo Pessoa de Carvalho, que geriu a "Palha Blanco" com sucesso nas últimas temporadas, acabou por sair "chamuscado" depois da bronca com os toiros na corrida de dia 3 de Outubro e embora as culpas desse incidente tenham sido atribuídas ao proprietário da ganadaria Santa Maria, tendo mesmo o empresário avançado com um processo em tribunal contra si, a verdade é que Paulo Pessoa jamais veio a público esclarecer o que na verdade se passou - o que poderia e deveria ter feito e certamente teria limpo a sua imagem. Assim sendo, mesmo que volte a concorrer, é pouco provável que, dado o ambiente negativo que se gerou em seu redor, tenha desta vez alguma sorte.
Ricardo Levesinho, que antes de Paulo Pessoa e durante vários anos geriu com aplaudido sucesso a praça de Vila Franca, já assumiu que se vai candidatar. Junto ao anúncio do concurso para adjudicação da praça, publicou esta frase na sua página oficial da rede social Facebook: "Já começa o nervosismo de sonhar com uma imensa responsabilidade!" - o que, só por si, diz tudo. Resta saber se Levesinho desta vez será bem aceite pela Santa Casa, depois de há três anos, diz-se, se ter incompatibilizado com o provedor, Comandante Carlos Dias (antigo Oficial de Marinha, na foto ao lado), quando a "Palha Blanco" lhe foi retirada e atribuída a Paulo Pessoa de Carvalho... Apesar disso, ele é um dos preferidos pela aficion vilafranquense e isso pode ter algum peso (todo, mesmo), na decisão a tomar pela Santa Casa da Misericórdia.
Embora o não confirme (mas também não o desminta), outro candidato por ser António Manuel Cardoso "Nené", da empresa Toiros & Tauromaquia, que já esteve à frente da praça de Vila Franca durante alguns anos, sem absolutamente nada a apontar, antes pelo contrário - nos tempos em que tinha como sócio Rogério Amaro. O decano dos empresários taurinos nacionais em actividade é um empresário sério, altamente credível, com obra feita e que jamais "vendeu gato por lebre" no que respeita aos toiros e aos cartéis que apresenta nas suas praças. É, por isso mesmo, um (provável) candidato de respeito e com fortes possibilidades de regressar a uma praça que tão bem geriu no passado.
Outros dos prováveis candidatos de que sa fala são: Rafael Vilhais (a mais recente estrela da vida empresarial taurina nacional, já com provas dadas noutras praças e com sucesso alcançado); José Luis Gomes, antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, gestor da praça de Sobral de Monte Agraço há já alguns anos e que na temporada passada teve uma passagem pouco sucedida pela praça do Cartaxo; e Henrique Gil, da empresa Toiros +, que não gere nenhuma praça actualmente, mas que já no concurso anterior fora candidato à "Palha Blanco".
Pode haver mais candidatos - ou menos. Mas a praça de Vila Franca promete ser este ano uma das mais apetecidas pelos nossos empresários. Vamos dar tempo ao tempo e esperar por dia 19 para ver, finalmente, se se confirmam estes nomes ou se haverá ainda outros. Tudo pode acontecer...
Fotos D.R., Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens