sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Rui Bento revelou primeiras novidades para a temporada em Lisboa

Rui Bento (na foto, com Carlos Veiga, da Tertúlia "Sol & Moscas") revelou ontem
no final do encontro com jovens aficionados no Salão Nobre do Campo Pequeno
alguns dos planos da empresa para a temporada de 2018


No final do debate com as jovens tertúlias tauromáquicas que ontem decorreu no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno (ler notícia anterior), Rui Bento, director de Tauromaquia da empresa, levantou o véu e revelou algumas das novidades para a temporada de 2018, que terá o seu arranque oficial a 5 de Abril, havendo contudo antes a realização da Festa do Forcado, cuja data será em breve anunciada.
O antigo matador de toiros referiu que um dos primordiais objectivos da empresa passa pela "aposta em toiros com trapio, mobilidade e transmissão", anunciando o regresso a Lisboa da ganadaria Vale do Sorraia (propriedade da Família Ribeiro Telles), que não lida no Campo Pequeno desde a reinauguração da praça e também o regresso, após alguns anos de ausência, da triunfadora ganadaria do Dr. António Silva.
Confirmou ainda que voltarão ao Campo Pequeno as duas ganadarias triunfadoras do ano passado, Murteira Grave e Passanha e que também já foram vistos no campo toiros das ganadarias Pinto Barreiros, São Torcato, Veiga Teixeira, Manuel Coimbra, David Ribeiro Telles, António Charrua, Vinhas, Varela Crujo, Paulo Caetano e Manuel Veiga.
Rui Bento adiantou ainda que a empresa pretende contratar Diego Ventura, depois de o famoso rejoneador ter estado dois anos sem vir a Lisboa e que essa hipótese começa agora a ganhar contornos, tendo também o toureiro manifestado a sua vontade de voltar a actuar no Campo Pequeno, onde poderá enfrentar toiros da ganadaria Canas Vigouroux, de que ele próprio adquiriu três curros. Se a contratação se confirmar, Ventura poderia mesmo estar presente na corrida de abertura da temporada a 5 de Abril.
Disse ainda, sem mencionar nomes, que é intenção da empresa voltar trazer este ano as primeiras figuras do toureio a cavalo nacional e também algumas de Espanha e que, no que respeita a grupos de forcados, virão "grupos de entre os primeiros quinze do panorama nacional, como aliás tem sido apanágio da empresa nas últimas temporadas, dando ainda oportunidades a grupos mais novos na novilhada de promoção de novos valores".
É também intenção da empresa voltar a apostar no toureio a pé e nas corridas mistas, sabendo o "Farpas" que entre os nomes "em agenda" para virem este ano a Lisboa estão os de Enrique Ponce e de "El Juli", bem como o de Juan José Padilla, que apesar de bronca ocorrida na sua última actuação em Setembro do ano passado, pode regressar à capital na segunda metade da temporada para fazer a sua despedida numa praça em que foi ídolo e de que saíu três vezes em ombros. Recorde-se que Padilla anunciou que esta será a sua última temporada, despedindo-se em Zaragoza no final do ano e disse numa entrevista à revista "Aplausos" que entre os seus projectos estava fazer a despedida em várias praças que foram importantes para si nos últimos anos, entre as quais a do Campo Pequeno.
Rui Bento anunciou ainda a intenção de "criar mais condições favoráveis para os jovens virem aos toiros", sendo uma das ideias da empresa criar bilhetes-jovem a menos de dez euros para a segunda galeria da praça, bem como aumentar o número de lugares disponíveis para os jovens, já existentes noutros sectores da praça.
Em 2018, anunciou também o director de Tauromaquia da primeira praça do país, está a ser equacionada a hipótese da realização de corridas também aos fins-de-semana e não apenas às quintas-feiras, mas tal alteração só será pensada na segunda parte da temporada.
Rui Bento confessou a necessidade de o Campo Pequeno se adaptar à nova e grande onda de Turismo que Lisboa e o próprio país sentiram nos últimos anos, admitindo que a empresa "ainda não consegiu alcançar a forma exacta de atrair um maior número de turistas às corridas de toiro". Em contrapartida, salientou, o número de visitantes, sobretudo estrangeiros, do Museu do Campo Pequeno tem aumentado substancialmente, bem como as visitas guiadas à arena, o que demonstra o interesse que o edifício tem para o turismo da cidade de Lisboa.
Rui Bento comunicou que existe a possibilidade de a concessão da exploração do Campo Pequeno vir a ser vendida, como é do conhecimento público, nos primeiros meses deste ano, mas referiu que, a acontecer, isso em nada afectará o normal decurso dos espectáculos que a actual empresa já tem agendados e datados para a Temporada de Abono de 2018.
Por fim, Rui Bento reafirmou que este ano estará "de corpo e alma" no Campo Pequeno, não apoderando qualquer toureiro, para se dedicar a cem por cento à empresa e à temporada que se avizinha, anunciando ainda que o projecto da Academia de Toureio, entretanto parado por período de férias, vai muito em breve ser retomado e reforçado, mantendo-se como professores o matador António João Ferreira e o bandarilheiro Américo Manadas.

Fotos Fernando Clemente