segunda-feira, 2 de julho de 2018

Futuro do toureio a pé passou na 6ª feira pela arena do Montijo



A Monumental de Montijo recebeu na sexta-feira passada uma Aula Prática de Toureio com a participação das Escolas de Salamanca, Badajoz e Montijo.
Cerca de quinhentos aficionados, muitos pertencentes às tertúlias montijenses, desfrutaram de um espectáculo intenso, de qualidade e superiormente presidido por Antonio José Martins.
As novilhas de Rio Frio sairam com condições de lide algumas com enorme classe, mas também exigentes.
Por Salamanca, Fábio Jiménez revelou-se valoroso perante uma novilha que apertava, exigia sítio e colocação.
A Cláudia Gutiérrez tocou a rês de menor nota, sem fixidez no engano e investida desconcertante.
A larga afarolada de José António Monestério de Badajoz, no início da lide, indiciava uma faena de triunfo. Mas na muleta a irregularidade imperou, pese embora a entrega do jovem toureiro.
Eric Olivera teve outra matéria prima. A novilha contribuiu positivamente para o triunfo do aluno de Badajoz, que revelou maturidade e ofício, com pormenores que marcaram e auguram bom futuro.
Quanto aos alunos do Montijo, Tomás Serrano acusou a importância da noite, a faena não foi ao encontro dos seus desejos, faltou sítio e firmeza, mas o corte do seu toureio promete no futuro enganchar com o público.
Catarina Oliveira de Montijo e Tiago Feitor de Samora Correia, no capítulo das bandarilhas, ajudaram a engrandecer o espetáculo.
Mas nesta agradável noite de Verão os grandes momentos foram protagonizados por Mariano dos Santos. Três largas afaroladas de joelhos em terra e uma série de poderosas verónicas em direção aos médios, elevaram irreversivelmente a fasquia. Seguiu-se um par apertado "por los afueras" e outro a quarteio resultando no melhor tercio de bandarilhas da noite. No tércio de muleta, o aluno de Montijo foi irrepreensível. Faena de sentimento, técnica e poder, sem máculas,  de enorme rigor artístico, tudo feito no tempo e modo certos suscitando os olés da praça.
No final da iniciativa promovida por José Santos, presidente da Comissão de Festas, e que contou com a organização da Escola Taurina do Montijo, o presidente da Câmara de Montijo Nuno Canta, a vereadora Sara Ferreira e o presidente da Junta de Freguesia de Montijo e Afonsoeiro Fernando Caria entregaram lembranças aos mestros das Escolas presentes, José Ramon (Salamanca), Luis Cartujano (Badajoz) e Jorge Alegrias e Tiago Santos (Montijo). O troféu "Augusto Gomes Junior" para distinguir o aluno com melhor nota foi atribuído, em igualdade, a Mariano dos Santos e Eric Olivera.

Fotos Estevão Nunes

GuardarGuardar