segunda-feira, 16 de julho de 2018

Histórica actuação de "Antoñete" há 48 anos no Campo Pequeno

Cartaz publicado na imprensa da época no dia 15 de Julho de 1970, anunciando
o grandioso festival que se realizou no Campo Pequeno a 16, cumprem-se hoje
48 anos

48 anos, na noite de 16 de Julho de 1970, o Campo Pequeno viveu uma noite de glória com a realização do Festival em benefício das vítimas de um grande terramoto ocorrido no Perú e que foi organizado pela cavaleira Conchita Cintrón.
Nomes grandes do toureio mundial actuaram nessa noite em Lisboa: António Bienvenida, Manuel dos Santos, Miguel Báez "El Litri", António Chenel "Antoñete" (foto ao lado), que substituiu Paco Camino, Amadeu dos Anjos, José Falcão e também o crítico taurino espanhol Alfonso Navalón.
Todos triunfaram perante novilhos-toiros de excelente nota da ganadaria Cabral Ascensão, mas o êxito maior dessa noite foi protagonizado por "Antoñete", que realizou uma faena para a história.
Recordamos o que dele escreveu o grande crítico taurino Nizza da Silva no dia seguinte no "Diário Popular":
"Em quarto lugar saiu um touro extraordinário e, com ele, Antoñete bordou uma actuação fora de série que pôs em delírio a assistência.
Lindas verónicas e um espectacular quite por alto rematado com elegância. Brindou a faena a Conchita e os primeiros muletazos, a dobrar e a levar o touro para os médios obrigaram a música a tocar. Depois tranquilo, elegante, majestoso, Antoñete toureou pela direita e ao natural. A emoção apoderou-se do público e Antoñete agigantou-se e toureou maravilhosamente e, quando simulou a estocada, os aplausos foram ensurdecedores. Voltas ao ruedo, outra com o ganadeiro, ainda outra com os companheiros e, sozinho, agradeceu no centro da arena".

Foto D.R.