sábado, 21 de julho de 2018

Póvoa de Varzim: praça cheia afirma aficion nortenha e responde aos "antis"

Serão precisas mais palavras?...
Ontem na Póvoa de Varzim, praça à cunha e um grito de afirmação a favor das
corridas. Na foto, um momento da actuação triunfal de António Telles
Filipe Gonçalves repetiu na Póvoa o triunfo da véspera em Lisboa
Público nortenho respondeu à proibição enchendo a praça da Póvoa de Varzim
Moura Caetano voltou a bordar o toureio numa lide triunfal e Francisco Palha
(em baixo) reencontrou-se depois da noite menos feliz em Lisboa


"Os Poveiros são Aficionados" e "Liberdade!" foram dois dos gritos, exibidos em cartazes na bancada, que marcaram ontem a corrida de praça à cunha na Póvoa de Varzim, transmitida pela RTP.

O público respondeu à proibição decretada pela Câmara e compareceu em força na Monumental para assistir a uma magnífica Corrida TV/Norte que decorreu sob grande entusiasmo e com triunfos de todos os cavaleiros e forcados, terminando com a emotiva actuação dos anunciados recortadores.
Cinco toiros de excelente comportamento da ganadaria de Irmãos Moura Caetano (ferro Guiomar Cortes Moura) contribuiram para o êxito de uma corrida ritmada, muito bem dirigida por Francisco Calado e que constituiu uma decisiva e importante afirmação do povo nortenho em prol da tauromaquia e pela continuidade das corridas na Póvoa de Varzim.
Um êxito também da Casa de Pessoal da RTP e do empresário João Pedro Bolota - que referiu e muito bem que se o presidente da Câmara tivesse afirmado, durante a campanha eleitoral, que era anti-taurino, provavelmente nunca teria sido eleito.
Apesar do grito dos aficionados poveiros a favor das corridas, o espectáculo iniciou-se - incrível! - com um anti-taurino, de megafone em punho, num andar em frente da praça, a vomitar impropérios contra a corrida, enquanto actuava António Ribeiro Telles...
Em termos artísticos, o espectáculo foi um sucesso. António Telles rubricou uma actuação de grande classe e muito nível, ao seu melhor estilo. Filipe Gonçalves reafirmou o grande momento que atravessa e repetiu na Póvoa o triunfo da véspera em Lisboa. João Moura Caetano voltou a bordar o toureio com os craques "Xispa" e "Temperamento", confirmando a grande e triunfal temporada que está a viver. Francisco Palha reencontrou-se de novo depois da noite menos feliz no Campo Pequeno e foram seus alguns dos maiores ferros da noite. E a jovem Soraia Costa, apesar de ter falhado uns ferros, demonstrou a garra e a raça que leva dentro.
Pegas de muita emoção pelos Amadores do Ribatejo (o cabo Pedro Espinheira à segunda, Rafael Costa e João Oliveira à primeira) e Amadores de Alcochete (o cabo Nuno Santana e Manuel Pinto, ambos à primeira).
Num sexto toiro da mesma ganadaria exibiram-se os recortadores, um espectáculo diferente e que fez vibrar o público.

Fotos RTP e Maria Mil-Homens