segunda-feira, 9 de julho de 2018

Sequência da colhida de Pedro Gonçalves ontem em Vila Franca



Nuno Casquinha convidou ontem Pedro Gonçalves, veterano bandarilheiro ainda recordado como um dos maiores com as bandarilhas, a consigo repartir o tércio no último toiro da corrida de Vila Franca de Xira.
Pedro Gonçalves foi-se ao toiro com o poderio de todos os tempos, cravou um par extraordinário, mas foi alcançado pelo toiro à saída e colhido com aparato, felizmente sem consequências de maior.
"Estou todo dorito, mas graças a Deus não se passou mais nada. Pensei que conseguia vencer o piton, mas o toiro vinha com uma pata danada e deu-me aquilo a que se chama um grande bofetão. Os 50 anos já pesam...", disse-nos há momentos.
Apesar do peso da idade, Pedro Gonçalves mantém intacta a sua arte e o seu valor. E isso mesmo foi ontem reconhecido pelo público aficionado, que lhe rendeu homenagem numa calorosa ovação repartida com o matador (foto ao lado).
Sobre a corrida de ontem na Palha Blanco, diz-nos:
"Foi uma corrida muito séria, com toiros a pedirem toureiros e Francisco Palha e Nuno Casquinha deram ambos um relevante e importante passo em frente. Penso que a partir de ontem deixou de ser muito complicado para as empresas montarem os seus cartéis...".
O toureiro de Santarém, que formou imensos bandarilheiros e está ainda à frente da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves", despede-se este ano das arenas numa corrida que está agendada para 21 de Outubro na Monumental de Santarém.  E no próximo dia 2 de Agosto estará também no Campo Pequeno de novo às ordens do triunfador Casquinha.

Fotos Emílio de Jesus