segunda-feira, 2 de julho de 2018

Vila Franca em contagem decrescente para receber as festas do Colete Encarnado




Já se contam as horas para Vila Franca de Xira receber as emblemáticas festas do Colete Encarnando que no próximo fim-de-semana presta homenagem a esse nobre homem que ao longo da vida cria e cuida do campo e gado – o Campino.
Para além das inúmeras iniciativas de decorrerão pelas ruas da cidades, um dos grandes momentos das suas festas é a tradicional corrida mista que se realiza no domingo, dia 8 pelas 18h00, este ano com múltiplos destaques!
A comemorar o 170º aniversário da sua fundação a ganadaria Palha regressa à Palha Blanco para lidar um imponente curro de toiros da lendária divisa que pasta nos campos da Herdade da Adema. Toiros com idade, peso e trapío sairão à arena da Palha Blanco, para um cartel de verdadeira competição.
Na parte artística, as lides a cavalos e a pé terão competição acérrima, com quatro artistas de renome e que juntamente com os forcados amadores de Vila Franca certamente tudo farão para empolgar o público que estará presente nas bancadas. Nas lides a cavalo competem Luis Rouxinol e Francisco Palha, estando as lides apeadas a cargo de dos matadores de toiros Pepe Moral - um dos toureiros revelação da tauromaquia internacional (foto de cima) – e Nuno Casquinha.
Será de certo uma corrida recheada de interesse, onde a competição e a emoção estarão lado a lado!
Para a madrugada de 7 para 8 pelas 02:00 da madrugada, anuncia-se a tradicional garraiada da sardinha assada, onde o público aplaude e incentiva os jovens valores da nossa tauromaquia. Perante quatro novilhos de Silva Herculano, actuarão os cavaleiros amadores Diogo Oliveira, Marco Santos, Elisa Pedroso de Lima e Marco Tomás, estando as pegas a cargo dos mais jovens elementos dos forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Foto D.R.