sexta-feira, 15 de março de 2019

Santarém: aficionados estreiam-se a gerir a maior praça de toiros do país

Grupo de jovens aficionados deu o exemplo e deitou mãos à tarefa de reerguer
a Monumental "Celestino Graça"
Foto correiodoribatejo.pt
Toiros para homens de barba rija no próximo domingo em Santarém - um dos
imponentes exemplares da ganadaria Cunhal Patrício
O cavaleiro João Salgueiro da Costa, que toureia na corrida de 10 de Junho, foi
um dos muitos voluntários que ajudaram a lavar a cara à Monumental de Santarém


Primeira de três corridas da temporada em Santarém é já este domingo
. Associação Praça Maior aposta na revitalização da Monumental "Celestino Graça
". Voluntários ajudaram a limpar a cara da praça de toiros

A corrida de toiros deste domingo, a primeira de três da temporada de Santarém, representa a estreia da associação Praça Maior na gestão da maior praça do país – a Monumental "Celestino Graça", com mais de 13 mil lugares. Constituída por um grupo de oito aficionados, a associação sem fins lucrativos Praça Maior apresenta-se como um modelo de gestão inovador em Portugal, alternativo à actual realidade do empresário promotor do espectáculo.
“É um sinal muito positivo de rejuvenescimento da tauromaquia em Portugal e é a primeira vez que um grupo de aficionados assume a gestão de uma praça de toiros desta forma. Este modelo inovador assume especial importância por ser a maior praça do país”, afirma Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, que destaca a “forma moderna de comunicar a tauromaquia e a definição de parcerias estratégicas” como pontos fortes da associação.
Após um período de menor fulgor, o grande desafio da nova gestão é dar uma nova vida ao ex-líbris de Santarém e de toda a região. Para isso, a associação Praça Maior já começou a concretizar muitas das ideias que tinha em carteira. Uma delas passa por fazer regressar à Festa Brava marcas, instituições e as pessoas da região, envolvendo-as e partilhando com elas a vivência e valores da tauromaquia.
Este domingo, a Monumental "Celestino Graça" vai apresentar-se de cara lavada, resultado do trabalho de dezenas de voluntários, incluindo toureiros, que ajudaram na limpeza e pintura da praça.
A estreia, às 16h00 do dia 17, não podia ser mais audaciosa. Inserida nos festejos da cidade de Santarém, a corrida de toiros das Festas de São José apresenta um cartel de altíssima qualidade. Os cavaleiros são João Moura, António Ribeiro Telles e Francisco Palha, enquanto os forcados são os consagrados grupos de Santarém e de Vila Franca de Xira. Os toiros são da ganadaria Cunhal Patrício.
As restantes corridas estão marcadas para o mês de Junho. No dia 10 é a corrida da Marca Ribatejo, com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Salgueiro da Costa, forcados de Santarém em solitário e toiros Vasconcellos e Souza D’Andrade. Por fim, a 16 de Junho, é a corrida de toiros dos Agricultores-CAP, com João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha, forcados de Santarém e Montemor e toiros Veiga Teixeira.

Fotos correiodoribatejo.pt e D.R./@Praça Maior