quarta-feira, 15 de maio de 2019

Mara Pimenta debuta no sábado no Campo Pequeno: "Tourear em Lisboa é o sonho de qualquer toureiro"

A jovem cavaleira de 23 anos considera que "tourear na praça do Campo Pequeno
é o sonho de qualquer toureiro e estou muito feliz por o ir finalmente concretizar
no próximo sábado"
Mara Pimenta esta manhã no seu picadeiro em Fazendas de Almeirim


Mara Pimenta tem 23 anos, iniciou-se com 13 tendo como primeiro mestre o cavaleiro Luis Rouxinol, viveu quatro anos em Puebla del Rio a aprender com Diego Ventura e no próximo sábado vai fazer a sua estreia na praça do Campo Pequeno, a Catedral do Toureio a Cavalo, na novilhada da temporada.
É a cabeça de cartaz, abrindo praça em noite de competição com Soraia Costa (que se apresenta pela terceira vez em Lisboa) e com Joaquim Brito Paes (que também debuta no Campo Pequeno), num cartel composto ainda pelos novilheiros Leonardo Passareira, Filipe Martinho e Duarte Silva e pelos forcados Amadores de Alter do Chão.
"Espero entrar com o pé direito naquela que vai ser a noite da minha estreia numa praça tão importante como a do Campo Pequeno, onde todos os toureiros sonham um dia actuar", diz-nos a jovem cavaleira, que este ano já actuou em Serpa e em Alcochete, alcançando nesta segunda praça um saboroso triunfo.
Em 2017 fez a prova de cavaleira praticante em Alcochete e toureou pouco em Portugal e no ano passado reapareceu em arenas nacionais alcançando um grande êxito na Corrida RTP em Albufeira.
Apoderada por Pedro Penedo, a cavaleira de Fazendas de Almeirim vai no sábado ao Campo Pequeno com o desejo "de triunfar".
"Tenho finalmente a quadra de cavalos com que sonhava e que me permite finalmente dar um passo em frente, a pensar na alternativa em 2020. Esta novilhada de Lisboa é um dos maiores desafios da minha ainda jovem carreira, espero estar à altura e conseguir demonstrar aos aficionados que podem contar comigo", acrescenta a toureira.
Pedro Penedo, o apoderado, afirma que a estratégia para a campanha de 2019 se baseia em "actuações, para já, em praças mais distantes dos grandes centros, por forma a que a Mara possa rodar, amadurecer, preparar-se e depois aparecer então com mais força numa ou noutra corridas de maior importância. Para já e depois do Campo Pequeno, temos corridas agendadas no Norte do país, a Mara vai somar umas doze corridas este ano".
Ser toureira foi um sonho que a jovem Mara Pimenta alimentou desde muito nova, quando ia às corridas com seu pai. "Comecei a montar muito cedo e foi um instante enquanto me apaixonei pelo toureio e decidi iniciar-me", conta.
"Chegar um dia a tourear no Campo Pequeno era um dos meus grandes sonhos e no sábado vou por fim concetizá-lo", acrescenta.
Em sorteio, para as lides a cavalo, estarão três novilhos-toiros das ganadarias de Romão Tenório, Passanha e António Raúl Brito Paes. E Mara não está preocupada com o novilho: "Toque-me o que me tocar, só desejo que saia bem e que eu consiga estar bem com ele".
Tranquila, serena, "preparada para o desafio", vai levar a Lisboa seis dos melhores cavalos da sua quadra.
Deseja "sorte para todos os meus companheiros nessa noite" e que "seja uma bonita noite de toirose que a praça esteja composta de aficionados a apoiar os novos".

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga