segunda-feira, 13 de maio de 2019

Miguel Sampaio estável, mas ainda em estado grave e com prognóstico reservado



É estável, embora ainda grave e de prognóstico reservado o estado do forcado Miguel Sampaio, cabo dos Amadores de Beja, internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ter sofrido uma lesão no fígado quando pegava o último toiro da corrida celebrada no último sábado em Moura, um exemplar da ganadaria do Dr. António Silva com o peso de 530 quilos.
Miguel Sampaio pegou o toiro à primeira tentativa, mas no momento da reunião o animal deu um forte derrote para baixo e arrastou o forcado "dois a três metros" pelo chão, resultando deste brutal embate um esmagamento que lhe provocou uma grave lesão no fígado e causou um forte hematoma e hemorrogias.
O forcado (nas fotos de cima, na pega de sábado em Moura e, ao lado, em 2015 no Campo Pequeno), foi de imediato retirado da cara do toiro e levado para a enfermaria da praça, sendo depois transportado ao Hospital de Beja, onde foi estabilizado. Devido à gravidade do seu estado, foi na manhã de ontem transportado de helicóptero para Lisboa e internado no Hospital Curry Cabral, onde está ainda na Unidade de Cuidados Intensivos.
Miguel Sampaio, eleito no início deste ano novo cabo dos Forcados Amadores de Beja, sucedendo a José Maria Charraz que, por sua vez, sucedera a Manuel Almodôvar, é o terceiro cabo do Grupo de Beja desde a sua refundação em 2008. Estreou-se como cabo há três semanas na tradicional corrida da Feira Ovibeja na praça de toiros de Beja.

Fotos Maria Mil-Homens