sábado, 11 de maio de 2019

Nazaré com novo encanto: e tudo o Bento mudou

Rui Bento e o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno
Batalha, apresentaram ontem a temporada do virar de página na agora
rebaptizada Arena da Nazaré - de novo em grande!
Cartéis de alto nível e máxima categoria, que Rui Bento acredita que vão voltar
a encher a praça da Nazaré como nos seus melhores tempos
Rui Bento e Nuno Batalha... através dos Rouxinóis
Aspecto da assistência, com a presença de muitos cavaleiros na primeira fila
O cartaz da temporada e o cartaz da corrida inaugural
4 corridas em todos os sábados de Agosto: dias 3, 10, 17 e 24 (em baixo)
O Maestro Moura encabeça o último cartel de Agosto ao lado
dos triunfadores Moura Caetano e Andrés Romero, que no ano
passado sairam em ombros desta praça


A Nazaré tem novo encanto a partir desta temporada. Foram ontem apresentados com pompa e circunstância no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora os primeiros cinco grandes e atractivos cartéis de 2019, um virar de página na história de uma das mais carismáticas praças de toiros nacionais. E tudo o Bento mudou

Profissionalismo, seriedade e inovação. A bonita e tão carismática praça de toiros do Sítio da Nazaré, agora rebaptizada em nome do modernismo como Arena da Nazaré, viverá em 2019 uma época de completa e total renovação, voltando aos seus tempos de glória.
Rui Bento é o novo gestor da praça, assessorando a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, sua proprietária, que pela primeira vez na sua história faz em 2019 a exploração directa do recinto sem o subalugar, como até aqui, a nenhuma empresa taurina.
Os primeiros cinco grande cartéis que compõem a temporada foram ontem solenemente apresentados, com toda a pompa e circunstância, num acto que teve lugar ao fim da tarde no Palácio Real da Confraria, cerimónia que nunca antes acontecera, com a presença da maioria das figuras do toureio que os compõem e que esteve presidido por Nuno Batalha, presidente da instituição proprietária da praça de toiros e por Rui Bento - que tudo mudou.
Nuno Batalha congratulou-se pela nova página que agora se vira na história da "sua" praça de toiros e enalteceu o novo gestor taurino pelo brilhantismo e a audácia com que montou os elencos. Rui Bento passou a imagem da renovação e manifestou-se convicto de que, com o esforço de todos, toureiros, demais artistas e intervenientes e de toda a equipa que o apoia, estão finalmente reunidas as condições para que a praça de toiros da Nazaré regresse de uma vez por todas aos seus maiores tempos de glória. Fez questão de evocar duas figuras que fizeram história naquela arena e que recentemente nos deixaram, os maestros Joaquim Bastinhas e Ricardo Chibanga, arrancando da assistência uma calorosa ovação para ambos naquele que foi um dos momentos mais emotivos da cerimónia.
Os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Ana Batista, Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Ana Rita, João Salgueiro da Costa, Luis Rouxinol Júnior, Verónica Cabaço e Soraia Costa marcaram ontem presença no acto de apresentação dos primeiros cartéis da temporada nazarena, bem como António Nunes, apoderado do rejoneador espanhol Andrés Romero e também representando a ganadaria Ascensão Vaz e alguns cabos e representantes dos vários grupos de forcados que ali actuarão em 2019, casos de Pedro Espinheira (Grupo do Ribatejo), Vasco Pereira (Vila Franca), Ricardo Figueiredo (Montijo) e outros forcados em representação dos grupos de Lisboa, Montemor, Aposento da Moita e Coimbra.
Várias autoridades locais, como o ex-presidente da Câmara da Nazaré e representantes do Clérigo, marcaram também presença nesta apresentação, bem como inúmeros responsáveis dos orgãos de comunicação social taurinos.
Uma primeira corrida a 20 de Julho inaugurará a temporada, seguindo-se quatro corridas em todos os sábados do mês de Agosto, reunindo todas elas importantes e atractivos cartéis, muito bem montados e superiormente rematados, com os quais Rui Bento acredita que se registarão "outra vez grandes enchentes na praça".
Além destas cinco primeiras corridas ontem apresentadas, havendo ainda a registar a fantástica elaboração gráfica dos cartazes da responsabilidade da equipa do site tauronews.com, que Rui Bento destacou e meritoriamente enalteceu durante a sua intervenção, haverá ainda uma mini-feira taurina em Setembro cujos elencos serão posteriormente divulgados, na sequência do que vier a suceder nas primeiras corridas.
À partida estão anunciados dois espectáculos para 7 e 8 se Setembro, sendo certo que deverá haver uma corrida mista, referiu Rui Bento, "como sempre foi tradicional na Nazaré" e ainda uma novilhada, mista também. Para a corrida foi já anunciado um curro de toiros da ganadaria Falé Filipe e a presença do Grupo de Forcados Amadores de Coruche.
"Vamos montar os festejos dessa mini-feira de Setembro de acordo com o que acontecer e da forma como decorrer a primeira parte da temporada. À partida estão anunciados dois espectáculos, uma corrida mista e uma novilhadas, mas podem eventualmente ser três", afirmou Rui Bento.
A corrida inaugural será, como referimos, a 20 de Julho (sábado), mas pode ser antecipada para sexta-feira, 19 de Julho, caso cheguem a bom porto as negociações que Rui Bento está neste momento a ter com a RTP para que a mesma seja televisionada.
E eis os cinco primeiros cartéis:

- 6ª feira, 19 de Julho ou sábado, 20 (22h15) - Inauguração da Temporada. Seis toiros de Pinto Barreiros para António Telles, Filipe Gonçalves e Luis Rouxinol Jr., forcados de Vila Franca e Aposento da Moita.

- Sábado, 3 de Agosto (22h15) - Corrida "CM/Centro" de Homenagem à Mulher. Seis toiros de Passanha para Sónia Matias, Ana Batista, Ana Rita, Cláudia, Verónica Cabaço e Soraia Costa, forcados do Ribatejo, Portalegre e Caldas da Rainha.

- Sábado, 10 (22h15) - Corrida de Homenagem a Joaquim Bastinhas. Seis toiros de Romão Tenório para Luis Rouxinol, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas, forcados de Lisboa, Aposento da Chamusca e Coimbra.

- Sábado, 17 (22h15) - Concurso de Ganadarias. Seis toiros de Paulino da Cunha e Silva, Prudêncio, Manuel Veiga, Brito Paes, São Torcato e Higino Soveral para Rui Salvador, Duarte Pinto, Miguel Moura, Salgueiro da Costa, António Prates e o praticante Joaquim Brito Paes, forcados de Santarém e Montemor.

- Sábado, 24 (22h15) - Seis toiros de Ascensão Vaz para João Moura, João Moura Caetano e Andrés Romero, forcados do Montijo, Tomar e Monforte.

Fotos M. Alvarenga