segunda-feira, 13 de julho de 2020

Campo Pequeno: mais que 6 corridas e talvez 2 mistas



O Campo Pequeno manterá em 2020 a tradição do toureio a pé, podendo haver pelo menos duas corridas mistas. O empresário Luis Miguel Pombeiro - cujos telemóveis não páram de tocar desde sexta-feira, dia em que foi anunciado como novo gestor taurino da primeira praça do país - deverá anunciar oficialmente os primeiros elencos na próxima sexta-feira, sendo que os três primeiros (30 de Julho, 6 e 27 de Agosto) já foram esta tarde adiantados pelo "Farpas".
Como anteriormente referimos, a grande novidade pode dizer respeito ao número de corridas - que serão mais que as seis inicialmente previstas.
Pombeiro tem já contratadas as primeiras figuras do toureio a cavalo nacional e está em negociações com os apoderados de Pablo e Guillermo Hermoso de Mendoza, que poderiam repartir cartel em Setembro com Paulo Caetano e João Moura Caetano (também presente em duas noites, como Bastinhas e Moura Jr.) na corrida comemorativa dos 40 anos de alternativa do Maestro Caetano.
Quanto a corridas mistas, está confirmada uma e contará quase de certeza com as presenças dos matadores nacionais Nuno Casquinha (foto de cima), que alcançou um grande triunfo em Fevereiro em Lisboa no festival do Dia da Tauromaquia; e Manuel Dias Gomes (foto ao lado).
Luis Miguel Pombeiro está em negociações com os apoderados de uma grande figura internacional do toureio a pé, podendo, se chegar a acordo, haver uma segunda corrida mista na temporada.
O novo gestor taurino da primeira praça do país esteve esta tarde reunido com a empresa do Campo Pequeno e afirma que na próxima sexta-feira revelará as primeiras novidades oficiais da temporada, sendo também nesse dia anunciada a venda de abonos.
"Já estão contratados toureiros, grupos de forcados e ganadarias e na próxima sexta-feira anunciarei oficialmente os primeiros cartéis. Tudo o que entretanto possa vir a lume na imprensa serão apenas suposições", afirma Pombeiro, confirmando, contudo, a composição do primeiro cartel que esta tarde foi avançado pelo "Farpas" e a presença da ganadaria Murteira Grave na segunda corrida (6 de Agosto) em que Ana Batista comemorará os seus 20 anos de alternativa.
A 30 de Julho, na corrida de abertura da temporada, lidar-se-ão seis toiros da ganadaria triunfadora da última época em Lisboa, a de António Raul Brito Paes, e o elenco é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas (o grande triunfador de 2019 no Campo Pequeno, tendo saído em ombros na noite de homenagem à memória de seu pai) e Duarte Pinto (triunfador da temporada 2018 na capital) e pelos grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Lisboa, respectivamente capitaneados por João Grave e Pedro Maria Gomes.
Luis Miguel Pombeiro gere também as praças de toiros de Estremoz, Cartaxo, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Idanha-a-Nova e Terrugem (Elvas). Nas duas últimas não realizará corridas esta temporada, por terem sido canceladas as festas locais.
No último sábado, foi o promotor da corrida de reabertura a nível mundial da Cultura Tauromáquica em Estremoz, que constituiu um louvável exemplo para todos no que respeita à escrupulosa organização e ao cumprimento rigoroso de todas as regras de segurança impostas pela DGS e pela IGAC.

Fotos D.R. e Frederico Henriques