terça-feira, 1 de novembro de 2022

Vila Franca: organização do festival esclarece motivos do adiamento

A organização do festival taurino que no domingo se deveria ter efectuado em Vila Franca, emitiu ontem este comunicado, subscrito por Vasco Dotti (ex-cabo do GFA de Vila Franca), assumindo as responsabilidades do adiamento do festejo e pedindo desculpas a todos os intervenientes, à empresa e sobretudo ao público. 26 de Março de 2023 é, como já foi aqui referido, a nova data.

Depois de um dia complicado, queremos esclarecer os motivos do adiamento do Festival.

Ontem foram cometidos erros e o principal prejudicado foi o público que comprou o seu bilhete. Haviam mais de 1.500 bilhetes comprados e não nos foi possível avisar com a devida antecedência que o festival não se iria realizar, não conseguindo evitar assim que o público se desloca-se à Palha Blanco.


Devíamos ter anunciado o cancelamento do espectáculo logo às 11 horas da manhã, quando os representantes dos toureiros nos comunicaram que não iriam tourear porque o piso não estava em condições.


Não o fizemos porque acreditámos que conseguiríamos melhorar o estado da arena até às 16.00 horas e que o Festival se iria realizar sem qualquer problema.


Não tendo também muita experiência na gestão e organização de espetáculos taurinos, não tivemos por isso capacidade de resolucionar o problema com a maior brevidade possível, atrasando a comunicação da decisão dos toureiros para o público em geral.


Os Toureiros anunciados desde o início deste o projecto disponibilizaram-se de imediato para participar nesta nossa iniciativa e assim também contribuir para o seu principal objetivo, que era angariar fundos para a construção da Casa Museu dos Forcados de Vila Franca de Xira.


Não queremos e não é justo que sejam os Toureiros a ser responsabilizados pela não realização do Festival, por isso assumimos na integra a responsabilidade do sucedido e pedimos desculpa a todos: público, toureiros, ganadero e à empresa Tauroleve, que também saiu prejudicada desta situação.


Está marcada a nova data - Dia 26 de Março de 2023. Os bilhetes mantêm-se válidos. Quem optar por pedir a devolução do valor do bilhete vamos hoje mesmo dar continuidade às devoluções que nos forem solicitadas.


A Tertúlia dos Forcados vai estar aberta todos os dias da semana das 16.00 às 20.00 horas e ao fim-de-semana, das 14.00 às 21.00 horas para proceder às devoluções.


Tivemos diversas despesas (publicidade, licenças, polícia, transporte do gado, etc) que já estão pagas. Sobretudo com o apoio que o Município nos tem dado desde o ínicio conseguiremos cumprir o nosso dever e devolver na integra o dinheiro dos bilhetes ao público.


A quem optar por ficar com os bilhetes para assistir ao Festival na nova data anunciada, desde já o nosso muito obrigado.


Informamos que temos intenção de recompensar o público assim como as empresas que nos apoiaram, com um grande empenho na realização deste Festival e comunicamos ainda que esta vontade é recíproca por parte dos Toureiros, Ganadeiro e empresa Tauroleve.


Lamentamos o sucedido. Pedimos sinceras desculpas e agradecemos a vossa compreensão!


Muito Obrigado a todos.


Pela Organização


Vasco Dotti


Foto D.R.