Miguel Alvarenga - Demonstrando a salutar convivência que louvavelmente os caracteriza (competição é só em praça), os dois consagrados Grupos de Forcados da aficionada vila da Chamusca - Amadores e Aposento - executaram ontem as quatro pegas aos toiros de Manuel Veiga lidados a cavalo na tradicional Corrida de Ascensão, que registou praça quase cheia (apesar de ter metade das galerias interditadas pela IGAC). Na foto de cima, os cabos Nuno Marecos e João Saraiva cumprimentando-se antes de entrarem em praça para a cortesias.
De comportamento notável, sem pesos excessivos, na linha habitual da ganadaria, os toiros de Manuel Veiga lidados pelos cavaleiros António Telles e Moura Jr. transmitiram, exigiram, não foram fáceis e deram emoção no momento das pegas, tendo os dois grupos estado em plano superior.
José Azoia, dos Amadores, brindou - emocionado - a seus pais a última pega da sua brilhante carreira. Consumou-a à segunda tentativa, depois de na primeira não se ter fechado bem e ter sofrido um derrote violento. O grupo esteve muito bem a ajudar, havendo a registar, lamentavelmente e como referimos anteriormente, a colhida sofrida por David Carapinha, que causou momentos de dramatismo na praça por ter ficado inerte na arena. Como noticiámos, passou a noite no Hospital de Santarém, os primeiros exames descartaram lesões graves, mas vai permanecer em observação.
Depois de uma aplaudida volta à arena a sós (António Telles não o quis acompanhar), José Azoia entregou a jaqueta ao cabo Nuno da Cruz Marecos no centro da arena e recebeu de seguida uma última e calorosa ovação do seu público em reconhecimento pela sua digníssima carreira ao serviço dos Amadores da Chamusca. Adeus, Forcado!
Para a cara do segundo toiro saltou à arena o novo cabo dos Amadores do Aposento da Chamusca. Esta era a primeira corrida de João Saraiva na sua praça a comandar o Grupo, depois de a 1 de Outubro do ano passado ter sucedido a Pedro Coelho dos Reis (Pipas), segundo cabo, depois do fundador Tiago Prestes. E Saraiva quis marcar a efeméride brindando a sua pega precisamente aos dois cabos antecessores. Mas as coisas não lhe correram de feição.
Bem a receber, recuando e mandando na investida, João Saraiva sofreu um fortíssimo derrote e caiu mal na arena, perdendo os sentidos. Foi transportado à enfermaria e regressou depois à trincheira, já recomposto, mas sofreu fractura da omoplata e vai hoje ser observado, como já aqui referimos, para saber se terá que ser operado.
Foi dobrado por Vasco Coelho dos Reis, sobrinho do anterior cabo, jovem forcado de méritos consagrados, que consumou a pega na sua primeira intervenção, bem ajudado pelos companheiros. Recusou depois acompanhar João Moura Jr. na volta à arena - porque também este Grupo tem o código de honra de manter entre tábuas um forcado que dobre outro.
A terceira pega da tarde foi executada à primeira - e bem - pelo valoroso Diogo Marques, filho do antigo cabo dos Amadores, Nuno Marques. O forcado esteve brilhante, recuou templando a investida, fechou-se com decisão, o grupo ajudou com coesão e eficiência e Diogo não desarmou mesmo depois de sofrer um derrote baixo junto às tábuas. Uma grande pega - brindada ao ilustre ganadeiro Manuel Veiga.
Tomás Duarte, do Aposento, fez a quarta e última pega da corrida - brindada ao Maestro António Ribeiro Telles. Tecnicamente, foi a mais perfeita, com o forcado muitíssimo bem na cara do toiro, reunindo na perfeição, fechando-se com muito querer e decisão, a aguentar um derrote alto, com os companheiros a ajudar na perfeição.
Foi esta a pega vencedora do prémio que estava em disputa e a decisão do júri - composto por João Santos Andrade, Vasco Lucas e Manuel Romão - foi unanimemente aceite e aplaudida pelo público.
Fique agora com as sequências das quatro pegas. A seguir não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, veja os Momentos de Glória dos cavaleiros António Telles e João Moura Jr. (que ganhou o prémio para a melhor lide) e do matador Manuel Dias Gomes e, mais logo, publicaremos as fotos dos Famosos que ontem encheram a praça da Chamusca.
Fotos M. Alvarenga
Amadores da Chamusca, capitaneados por Nuno Marecos |
Amadores do Aposento da Chamusca, comandados por João Saraiva |
A última pega de José Azoia (Amadores), consumada com brilhantismo ao segundo intento |
João Saraiva, cabo do Aposento, lesionou-se na primeira tentativa para pegar o segundo toiro e foi dobrado por Vaco Coelho dos Reis, que pegou na sua primeira intervenção |
A grande pega de Diogo Marques (Amadores) ao quarto toiro da corrida. Filho de peixe... |
Tomás Duarte (Aposento) conquistou merecidamente o prémio para a melhor pega na última da tarde, à primeira |