sexta-feira, 19 de maio de 2023

Chamusca: fotógrafos em protesto contra IGAC

A esmagadora maioria dos repórteres fotográficos taurinos reagiu ontem pela negativa à manutenção do despacho do ano passado da IGAC que os impede de trabalharem na trincheira e primaram pela ausência na corrida da Chamusca.

Foram poucos os repórteres de imagem que estiveram na tradicional Corrida de Ascensão (na foto de cima, Fernando Clemente e Papafina colhendo imagens "em cima"), em sinal de protesto contra a falta de senhas de trincheira.

Ao contrário do que aconteceu no último fim-de-semana em algumas corridas, nomeadamente na de Salvaterra de Magos, em que estivemos presentes, os repórteres ontem voltaram a ser impedidos de cumprir a sua missão entre tábuas e houve mesmo alguns que assistiram à corrida desde a barreira, sem utilizar a câmara fotográfica.

A Inspecção-Geral de Actividades Culturais mantém activo o despacho do ano passado que impede os fotógrafos de estarem "em baixo", alegando desconhecer e não ter sido ainda notificada da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa que, segundo o empresário António Nunes, já terá dado no final da semana passada provimento à providência cautelar que este interpôs para suspender o referido despacho.

Aguardemos pelo que se passa amanhã em Coruche e domingo em Évora e Alenquer.

Fotos M. Alvarenga