quarta-feira, 17 de maio de 2023

Estranho país, em que até se comenta um selo nos telejornais...

Miguel AlvarengaÉ muito raro ver televisão, irrita-me, quase nada tem interesse, quando ligo o aparelho (operação hoje muito mais complicada do que o simples carregar no botão dos televisores de antigamente, agora com dois comandos, mais uma box, mais não sei o quê, primeiro liga-se assim, depois assado e normalmente nunca acerto…) vejo só o canal RTP Memória, as séries de outros tempos, as reportagens do passado, o magnífico programa de Júlio Isidro.

Mas ontem, por acaso, estava a dar o telejornal, acho que da CNN, uma CMTV mais refinada, e estavam alguns comentadores a opinar sobre o selo que o Vaticano emitiu para a Jornada Mundial da Juventude e em que o Papa Francisco e uma série de jovens substituem os heróis dos Descobrimentos no Padrão de Belém.


Tive azar de nascer num país tão estúpido onde até aparecem comentadores num telejornal a fazer comentários sem nexo… a um simples selo! É realmente fantástico, avassalador mesmo, diria.


Dizem uns que a imagem do selo faz lembrar, pasme-se, os colonizadores e o Estado Novo, que parece aquela célebre capa do livrinho da 3ª classe, que é coisa de “fascistas”…


Valha-me Deus e valha-nos a paciência que é preciso ter para aturar tanta estupidez pegada…


Foto D.R.