O Grupo de Forcados Amadores de Montemor ganhou esta tarde, com todo o merecimento, o prestigiado troféu Barra de Ouro que disputou com os Amadores de Santarém na praça de Montemor-o-Novo frente a duros e exigentes toiros de Fernandes de Castro que se mostraram mais ásperos nas pegas do que propriamente nas lides dos cavaleiros.
Na foto de cima, os dois cabos: João Grave (Santarém) e António Cortes Pena Monteiro (Montemor).
O júri era composto pelos forcados Pedro Maria Gomes (cabo dos Amadores de Lisboa), Vasco Pereira (cabo dos Amadores de Vila Franca) e Leonardo Mathias (cabo dos Amadores do Aposento da Moita).
O Grupo de Santarém pegou um toiro à terceira (cabo João Grave), outro à segunda (Joaquim Grave) e um à quarta (Francisco Cabaço).
O Grupo de Montemor executou uma pega à primeira (Vasco Ponce), uma à terceira (Vasco Carolino) e outra à primeira (José Maria Pena Monteiro), sagrando-se triunfador e justo vencedor da Barra de Ouro.
Actuaram os cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol, Miguel Moura e Luis Rouxinol Júnior e a praça registou meia casa forte, a rondar os três quartos.
A corrida - de que a seguir vamos aqui contar tudo e mostrar todas as fotos - foi bem dirigida por Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana, tendo-se iniciado com um respeitoso minuto de silêncio em memória do antigo forcado montemorense Rodolfo Rocha, recentemente falecido.
Fotos M. Alvarenga
A empresa (Paulo Vacas de Carvalho e seus filhos Manuel e António) e os três forcados que compuseram o júri, Pedro Maria Gomes, Vasco Pereira e Leonardo Mathias |
António Pena Monteiro, cabo do Grupo de Montemor, quando recebia a Barra de Ouro |