segunda-feira, 15 de maio de 2023

Tarde das que se não esquecem em Salvaterra!

Não é fácil assistir a uma corrida em que, feitas as contas, todos os cavaleiros e forcados estiveram em ritmo de triunfo em todos os toiros. Mas foi o que ontem aconteceu em Salvaterra de Magos - numa tarde daquelas que se não esquecem. E e que fazem aficionados. Uma corrida (mais uma, que já foram muitas!) que fica a marcar esta temporada. Com praça cheia (três quartos preenchidos).

Ana Batista (com os toiros de São Marcos e Luis Terrón), Marcos Bastinhas (com os de PassanhaVarela Crujo) e João Ribeiro Telles (com os de Veiga Teixeira e Ribeiro Telles) estiveram, cada qual ao seu estilo, ao mais alto nível nas suas duplas actuações. Difícil, impossível mesmo, dizer que houve um triunfador destacado - porque ontem houve três. E destacadíssimos!

Tarde memorável também para os Forcados. Por Montemor pegaram José Maria Marques (primeiro toiro) e Francisco Borges (terceiro) à primeira. O quinto toiro (de Varela Crujo) ensarilhou por três vezes no momento da reunião e o forcado da cara, Manuel Carvalho saíu lesionado depois de três valentes tentativas; e foi pegado de cernelha pelo cabo António Cortes Pena Monteiro (heróico!) e por Luis Vacas de Almeida (rabejador).

Por Coruche pegaram Martim Tomás, João Prates e David Canejo, todos ao primeiro intento. Grandes pegas - de que mais logo aqui vamos mostrar todas as sequências.

O toiro de Passanha ganhou o prémio de bravura (com pequena divisão de opiniões nas bancadas) e o de Veiga Teixeira o de apresentação.

Tiago Tavares dirigiu bem a corrida, assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz.

Durante o dia desta segunda-feira não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga, as fotos das sequências das seis pegas, os Momentos de Glória dos cavaleiros e, claro, as fotos dos Famosos que ontem encheram a bonita praça de Salvaterra - praça de cara lavada, depois das primeiras obras de restauro levadas a cabo.

Fotos M. Alvarenga

Ana Batista
Marcos Bastinhas
João Ribeiro Telles

Diogo Passanha recebeu o prémio de bravura
Maioral da ganadaria Veiga Teixeira recebeu o prémio de
apresentação