domingo, 14 de maio de 2023

Todas as flores para Francisco Palha ontem no Montijo

Foram de Francisco Palha os melhores momentos da corrida que ontem abriu a temporada na Monumental do Montijo e por isso, tratando-se da tradicional Corrida da Flor, "dele deveriam ser todas as flores" - escreve a cronista Solange Pinto no site touroeouro.com, referindo que, no contexto das duas actuações, fazendo jus ao estatuto de toureiro ousado, a pisar terrenos de compromisso, foi ele o triunfador maior de uma tarde onde o ambiente foi pouco e a praça registou uma parca entrada "entre um quarto e um terço da lotação preenchido", isto apesar de no cartel estarem dois cavaleiros do "entorno" do Montijo, Luis Rouxinol e Gilberto Filipe (pouco bafejados ontem pela sorte com os seus lotes).

Lidaram-se seis toiros da ganadaria Veiga Teixeira, todos com o trapio usual da prestigiada ganadarias, mas de comportamentos díspares, salienta Solange. Foram complicados os dois primeiros, o quarto e o sexto deram bom jogo e proporcionaram a chamada do ganadeiro à praça.

Luis Rouxinol, com o pior lote, evidenciou a maestria de grande lidador e brilhou sobretudo no seu segundo, a que deu a volta mercê da sua experiência, com o fantástico cavalo "Douro".

Gilberto Filipe, também nada bafejado pela sorte, puxou dos galões de exímio equitador e empenhado lidador e não deixou os seus créditos por mãos alheias, apesar de não ter tido matéria prima para alcançar o triunfo desejado.

Pegaram os forcados Amadores do Montijo (o cabo José Pedro Suissas à primeira; Ricardo Parracho è terceira; e Hélio Lopes à segunda) e os Amadores de Alcochete (Henrique Teixeira Duarte à segunda; Pedro Dias à segunda a dobrar Daniel Ferraz, que se lesionou; e Vitor Marques ao terceiro intento).

Dirigiu bem a corrida Lara Gregório de Oliveira, que esteve ontem assessorada pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Foto D.R./Francisco Palha/Facebook