terça-feira, 9 de maio de 2023

Vítima de enfarte quando nadava numa piscina: morreu o matador mexicano Rafael Ortega

O matador de toiros mexicano (retirado) Rafael Ortega morreu ontem nos Estados Unidos de América, onde estava há cinco dias internado e em estado crítico na Clínica Saint George, depois de ter sofrido um desmaio, em consequência de um enfarte cerebral, quando nadava na piscina do hotel onde se encontrava hospedado com sua mulher e seus dois filhos. Tinha 53 anos.

A morte de Rafael Ortega deixou o mundo taurino mexicano em estado de choque. Natural de Apizaco (Tlaxcala), foi um dos matadores mais destacados do seu país nos anos 90.

Rafael Ortega Blancas debutou como novilheiro em Huamantla em Agosto de 1986 e apresentou-se na Monumental Plaza México em 4 de Outubro de 1987.

Tomou a alternativa a 23 de Dezembro de 1990 em Puebla com Manolo Arruza como padrinho e David Silveti como testemunha, confirmando-a na mesma praça em 23 de Setembro de 1993, apadrinhado por "El Geno", com o testemunho de José Luis Herros.

Toureiro-bandarilheiro, com um conceito alegre e versátil, confirmou a alternativa também em Espanha, na Monumental de Madrid, a 24 de Junho de 2002, das mãos de Leonardo Benítez, com o testemunho de Ruiz Manuel.

Rafael Ortega retirou-se das arenas em 8 de Outubro de 2019, toureando pela última vez na praça de Tlahuelilpán, passando a dedicar-se à vida política e chegando a ser deputado local em Morena.

Nos últimos anos dedicou-se também à actividade empresarial, formando uma sociedade com sua mulher e seus filhos e organizando corridas nos anos da pandemia, tempo em que reabriu a praça "El Ranchero" em Aguilar (Tlaxcala).

Que em paz descanse.

Foto mundotoro.com