terça-feira, 19 de março de 2024

Sónia Matias: a primeira cavaleira de alternativa toureia na corrida de Páscoa em Sousel

A primeira cavaleira de alternativa, Sónia Matias, toureia este ano em Sousel na tradicional corrida de segunda-feira de Páscoa, 1 de Abril, uma promoção da parceria Toiros com Arte/Ovação e Palmas.

Não foi a primeira mulher a fazer história no toureio a cavalo, mas foi a primeira a receber a alternativa de cavaleira tauromáquica. Há 24 anos, na Monumental de Santarém (18 de Junho de 2000), na XVII Corrida da Rádio Renascença, uma organização do saudoso e empreendedor empresário Manuel Gonçalves (que hoje mesmo, Dia do Pai, festejaria o seu aniversário natalício), Sónia Matias recebeu o primeiro ferro como cavaleira profissional das mãos do Maestro João Moura, com o testemunho de Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol e José Manuel Duarte e dos forcados de Santarém e Vila Franca.


Como era tradição nas corridas da Renascença, lidaram-se em concurso sete toiros de distintas ganadarias: Mário Vinhas e Herdeiros, Herds. de Conde Cabral, Dr. Brito Paes, Manuel Veiga, Ruy Gonçalves, Dr. Ortigão Costa e Manuel Coimbra.


A famosa toureira fizera a prova para cavaleira praticante em 1997 na Póvoa de Varzim


Em Sousel, a popular cavaleira vai repartir praça com o Maestro João Moura (seu padrinho de alternativa) e com o cavaleiro local Tiago Carreiras, frente a toiros de São Marcos. Pegam os forcados de São Manços, de Arronches e de Alter do Chão.


Esta será a 1ª Grande Corrida "Pasto Alentejano". Os bilhetes têm o preço único de 20€ e podem ser previamente adquiridos através do telefone 914 094 038.


A tradição da Páscoa continua a ser em Sousel!


Foto Frederico Henriques/Arquivo