Depois de uns anos gerida pela empresa Ovação e Palmas de Luis Miguel Pombeiro, que depois fez parcerias com Luis Pires dos Santos (que acabou por sair) e com a dupla José Luis Zambujeira/João Anão (que acabou praticamente por a gerir sem Pombeiro nesta temporada), a centenária praça de toiros da Figueira da Foz (Coliseu Figueirense) volta para as mãos de Rui Bento e da sua empresa Doses de Bravura - por vontade expressa dos seus proprietários, os dirigentes da Companhia Coliseu Figueirense.
O contrato é por três temporadas - 2025, 2026 e 2027 - como acaba de informar a Doses de Bravura em comunicado, que publicamos aqui na íntegra.
Rui Bento e seu filho Rui Pedro Cordeiro gerem assim as praças da Nazaré (em parceria e colaboração com a Confraria de Nossa Senhora), de Almeirim (em parceria e colaboração com a Santa Casa da Misericórdia) e agora também a da Figueira da Foz. E diz-se que não se ficarão por aqui...
"A empresa DosesDeBravura vem por este meio anunciar ter aceite o convite para gerir durante os próximos três anos os destinos da praça de toiros da Figueira da Foz. Consuma-se, assim, o desejo antigo da DosesDeBravura de dizer sim à direcção da Companhia do Coliseu Figueirense com quem há muitos anos mantém uma relação de cordialidade e parceria.
"Informa-se também que a DosesDeBravura começou desde já a delinear os passos do que será a próxima temporada tauromáquica com a responsabilidade acrescida de, actualmente, a praça da Figueira da Foz ser a praça de toiros fixa mais a norte em Portugal e celebrar o seu 130º aniversário na temporada que se avizinha.
"Esta empresa regista a confiança demonstrada nesta decisão pela direcção do Coliseu Figueirense nas pessoas do Dr. António Miguel Guimarães Mendes do Amaral, Dr. Fernando Jorge Pereira Nogueira e Silva e Dr. António Jorge Rocha Lé no seu trabalho e tributa a gestão taurina que tem sido preconizada na Figueira da Foz, esperando contribuir fortemente para o compromisso de que a temporada de 2025 seja um sucesso e triunfal para todos.
"A DosesDeBravura deseja a todos os aficionados um excelente defeso taurino e agradece antecipadamente a publicação deste facto que acreditamos ser relevante para a actividade do sector".
Cumprimentos,
Rui Bento
Fotos M. Alvarenga e D.R.