![]() |
| Or imãos António e Jorge Martins com Miguel Alvarenga, ontem em Lisboa |
![]() |
| Jorge Martins regressa domingo aos Estados Unidos |


Estão há duas semanas em Portugal os irmãos António e Jorge Martins, oriundos da Ilha Terceira, Açores e há vários anos estabelecidos na Califórnia, onde são afamados criadores de gado, de toiros, de cavalos e também empresários taurinos, organizadores de algumas das cerca de 22 corridas que todos os anos se realizam naquele Estado norte-americano.
Jorge Martins é também, há largos anos, cabo do primeiro dos três grupos de forcados hoje existentes na Califórnia, os Amadores de Turlock, já vencedores de um concurso de pegas no Campo Pequeno e onde ainda voltaram a pegar na temporada passada. No final desta temporada despedir-se-à das arenas, entregando o comando do grupo a seu filho, Jorge Martins Júnior.
Os irmãos Martins solidificaram em muitos anos e são hoje proprietários da melhor e mais famosa quadra de cavalos da Califórnia, sediada na sua herdade em Hilmar, Irwing, onde há quatro anos trabalha como equitador e exerce a sua actividade de toureiro, sendo líder do escalafón naquele país, o cavaleiro da Azambuja Paulo Jorge Ferreira.
"Hoje em dia, qualquer cavaleiro português pode ir tranquilamente tourear à Califórnia, pois tem à sua disposição uma magnífica quadra de cavalos. Pela minha casa passaram quase todas as grandes figuras do toureio português e ainda em Outubro passado ali tourearam, em Thornton, o Maestro João Moura e o seu filho Miguel, ambos com os nossos cavalos" - explica Jorge Martins.
Desde há duas semanas em Portugal, até ao próximo domingo, dia em que regressarão aos Estados Unidos, os irmãos Martins têm estado a negociar a compra de mais cavalos - na "mira", um de ferro Ortigão Costa e dois pertença do cavaleiro algarvio Filipe Gonçalves - bem como a estabelecer os primeiros contactos para a contratação de toureiros para a temporada na Califórnia. Estiveram também na Ilha Terceira, onde Jorge Martins ultimou com o escritor José Borba a preparação de um livro comemorativo dos 35 anos da fundação dos Forcados Amadores de Turlock (ler notícia anterior), a publicar no final deste ano.
Jorge Martins alimenta ainda o sonho, que já no ano passado anunciara ao "Farpas", de trazer este ano ao nosso país a sua vasta quadra de cavalos e também o cavaleiro Paulo Jorge Ferreira, a fim de este festejar no seu país o 10º aniversário da sua alternativa, recebida na Póvoa de Varzim numa Corrida TV Norte. "Neste momento, temos doze cavalos na quadra e dez a tourear", diz.
Sobre os movimentos anti-taurinos, que em 2010 se fizeram sentir na Califórnia, o cabo dos Forcados de Turlock diz-nos que "no ano passado não se passou nada, nem sei mesmo se este silêncio não será perigoso. Depois de enorme barulho feito em 2010, no ano transacto estiveram completamente parados. De qualquer forma, entre a grande comunidade portuguesa e também junto dos americanos, a tauromaquia está muito enraizada naquela zona da Califórnia. São mais de quarenta anos de corridas de toiros, há várias praças, sempre cheias e mais de vinte espectáculos por ano".
Fotos M. Alvarenga


