Marcos Bastinhas (foto de cima) regressa em 2020 à Arena D'Évora depois do memorável triunfo que ali alcançou este ano em Julho na corrida em que repartiu cartel com Pablo Hermoso de Mendoza e seu filho Guillermo, que fez aí a sua estreia em Portugal.
O cavaleiro de Elvas, um dos maiores triunfadores desta temporada, actuará na tradicional corrida de São Pedro, a 27 de Junho, ao lado de João Ribeiro Telles e de Guillermo Hermoso de Mendoza.
Como já foi noticiado, a temporada eborense abre a 28 de Março com a Gala do Moço de Forcado e terá a primeira grande corrida a 17 de Maio, o 61º Concurso de Ganadarias, onde, pela primeira vez, um cavaleiro - João Moura Júnior - se encerra com os seis toiros.
Em Julho haverá outra grande corrida, a 18 ou 19; outra em Outubro, no dia 3; e por fim a de encerramento da temporada a 31 de Outubro ou 1 de Novembro.
A nova e dinâmica empresa Arena Eborense, liderada por António Alfacinha, fará em Março a apresentação oficial dos "cartéis bombásticos" que integram as maiores figuras do toureio equestre de Espanha e Portugal e que prometem, qualquer um deles, esgotar a praça de Évora.
Alguns elencos foram já ontem avançados pelo site touroeouro.com, mas a empresa garante que "não são exactamente assim".
"Deram uns tiros, como na Batalha Naval, mas nem todos foram certeiros...", ironiza a empresa. E acrescenta: "Escreveram, por exemplo, que 'presumivelmente' se lidará numa das corridas um curro de uma das ganadarias pertencentes a Victorino Martín... presumivelmente sugestionados pelo facto de recentemente ter surgido nas redes sociais uma foto de Francisco Mendonça Mira, membro da empresa, com o famoso ganadero espanhol na Feira da Golegã (foto ao lado), mas nem sempre o que parece é e não está contratado nenhum curro de nenhuma ganadaria de Victorino Martín para a temporada de Évora".
E mais:
"Nunca esteve previsto, sequer, como esse site anunciou, um mano-a-mano entre João Telles e Guillermo Hermoso na corrida de São Pedro. Ou estão mal informados ou terá sido intencional omitirem a presença de Marcos Bastinhas nesse cartel. Preferimos acreditar na primeira hipótese...".
A empresa irá anunciar em breve os nomes dos cavaleiros já efectivamente contratados para as cinco grandes corridas da temporada eborense, esclarecendo que, por agora, tudo o que se "avançar" a esse respeito e sem confirmação oficial "será pura especulação".
Fotos M. Alvarenga e D.R.