sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Velório do Dr. Henrique Borges hoje na Basílica da Estrela e funeral amanhã no Alto de São João



O velório do Dr. Henrique Gonçalves Borges realiza-se hoje na Basilica da Estrela, em Lisboa, onde o corpo do ilustre advogado e empresário estará em câmara ardente a partir das 18h00. As cerimónias fúnebres têm lugar amanhã, sábado, pelas 10h00, no cemitério do Alto de São João, onde ficará sepultado.
Nascido a 11 de Janeiro de 1927. o Dr. Henrique Gonçalves Borges notabilizou-se como brilhante advogado, carreira que exerceu desde 1957, sendo também um notável empresário a quem se ficaram a dever importantes empreendimentos na Madeira e não só.
No final dos anos 80 integrou com Tito Magalhães Bastos, Dr. Ortigão Costa, Manuel Gonçalves e outros, a empresa que geriu a praça de toiros do Campo Pequeno, sendo mais tarde presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno SA, até ao conturbado processo de insolvência - contra o qual lutou com todas as suas forças, acusando o BCP de irregularidades, até ao final da sua vida. Morreu aos 92 anos sem que se tivesse feito justiça.
O mundo da Tauromaquia e a cidade de Lisboa, pese embora o facto de às vezes a memória ser demasiado curta, ficaram a dever-lhe muito (muito, mesmo) por de ter sido o grande impulsionador e o dinâmico obreiro da obra magistral de recuperação e renovação da centenária praça de toiros do Campo Pequeno - e isso é importante que não esqueçamos.
Homem reservado e que apesar da importância que teve andou sempre arredado dos holofotes da fama e nunca procurou protagonismo, teve uma vida cheia, construiu uma família unida e prosperou em todas as obras a que deitou mãos, tendo alcançado ainda grande e brilhante notoriedade como advogado e defensor de causas justas.
Deixa saudades em todos aqueles que com ele se cruzaram ao longo dos seus 92 anos de vida.
Na hora de ter sido chamado a Deus, aqui lhe rendemos a nossa homenagem.
A seus filhos João e Henrique, que integraram a seu lado a empresa do Campo Pequeno, bem como a toda a ilustre família enlutada, abraçamos neste momento de saudade e de dor, endereçando-lhes as nossas mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos D.R. e RTP