domingo, 8 de dezembro de 2019

Morreu o grande aficionado tomarense José Costa Rosa



Figura de referência da arquitectura tomarense e grande aficionado aos toiros, recebeu a última grande homenagem em vida, prestada pelo empresário João Pedro Bolota, na corrida deste ano da Festa dos Tabuleiros transmitida pela RTP

Morreu ontem o grande aficionado tomarense e famoso arquitecto José Inácio da Costa Rosa. Nascido em Tomar há 92 anos, formou-se em Lisboa em arquitectura no ano de 1951 na Escola Superior de Belas Artes, foi professor de desenho, artes visuais e geometria descritiva na antiga Escola Industrial e Comercial de Tomar, é autor de inúmeros projectos de arquitectura de edifícios no centro histórico da Tomar e noutras cidades e de desenhos em diversas publicações sobre a história da cidade do rio Nabão.
Sócio nº 166 da Ordem dos Arquitectos, participou com vários textos em publicações como o Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar e é autor de livros como "Tomar Perspectivas" (editado pela Comissão da Festa dos Tabuleiros em 1991) e também do livro sobre a história do Grupo de Forcados Amadores de Tomar (2006).
Grande aficionado desde muito jovem, corria as praças de toiros de Espanha e conviveu de perto com as grandes figuras das arenas do seu tempo, tendo sido amigo e admirador do célebre Manolete. A aficion pelos toiros levou-o mesmo a uma curta experiência como forcado.
O Município tomarense, que em 2017 o agraciou com a medalha municipal de valor e altruísmo, recordou-o hoje como "uma personalidade ímpar na nossa comunidade, referência profissional e cívica para gerações de nabantinos. Tomar agradece a sua obra e o seu exemplo".
O actual empresário da praça de toiros de Tomar, João Pedro Bolota, rendeu-lhe a última grande homenagem em vida no passado dia 5 de Julho, durante a corrida de toiros televisionada pela RTP por ocasião da Festa dos Tabuleiros.
O corpo do arquitecto Costa Rosa vai estar hoje em câmara ardente na casa mortuária da Misericórdia de Tomar a partir das 14h00 e o funeral realiza-se amanhã para o cemitério da cidade, depois de uma missa às 15h00 na Igreja de Santa Maria dos Olivais, celebrada pelo padre Borga.
À ilustre família enlutada, em particular a sua viúva e filhos, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.