A incerteza quando ao período em que os espectáculos estarão interditos em Portugal pode agora levar a empresa Plateia Colossal a suspender o concurso para adjudicação de seis datas, de Junho a Setembro, para a realização de touradas no Campo Pequeno
Vários empresários tauromáquicos manifestaram este domingo ao "Farpas" a sua "apreensão" quanto ao período em que vão vigorar as medidas de prevenção de propagação do Coronavírus que impedem, entre outras realizações, a efectivação de corridas de toiros.
Não se sabe, neste momento, quanto tempo mais vão vigorar essas medidas e muito menos quando se poderão voltar a realizar espectáculos, tudo dependendo da evolução que tiver em Portugal a propagação da pandemia. As autoridades prevêem que o pico de doentes infectados possa ocorrer no próximo mês de Abril. Neste momento já há 245 casos confirmados no nosso país.
É praticamente certo que pelo menos até ao final do mês de Maio a situação pode agravar-se e continue impedida a realização de quaisquer tipos de espectáculos. No mundo do futebol, se bem que Julho e Agosto seja o "defeso", só se prevê um regresso à normalidade em Setembro. No mundo tauromáquico, a incerteza continua e já há mesmo quem tema que durante o mês de Junho ainda não haja corridas, podendo a "normalidade" acontecer apenas a partir de Julho.
Face a toda esta incerteza, alguns empresários admitem questionar já no início da semana a empresa Plateia Colossal a fim de saberem se esta tenciona manter ou suspender o concurso para adjudicação das seis datas do Campo Pequeno - a primeira na segunda quinzena de Junho, duas em Julho, duas em Agosto e uma na primeira quinta-feira de Setembro.
Os empresários temem neste momento correr o risco de "empatar o seu dinheiro" no concurso e depois ficarem impedidos de realizar as corridas - caso a crise do Coronavírus se prolongue por mais alguns meses, o que não é improvável.
Um tema que pode dar que falar durante a próxima semana. Recorde-se que a data limite para a apresentação de propostas ao concurso do Campo Pequeno é a próxima sexta-feira, dia 20.
Todos os cenários são agora possíveis - incluindo a suspensão do concurso. Ou mesmo a sua realização para apurar um vencedor, com o qual a Plateia Colossal poderá depois negociar a forma de viabilizar, assim que possível, a realização das corridas em outras datas.
Neste momento o que se sabe é que há empresários "com tudo preparado" para entregar as suas propostas até sexta-feira, mas "apreensivos" sem saber se arriscam ou não fazê-lo face às incetezas com que agora se deparam.
Foto D.R.