terça-feira, 10 de março de 2020

Touradas em risco: Governo aconselha cancelamento ou adiamento de eventos para mais de 5 mil pessoas



O Ministério da Saúde aconselhou ontem o cancelamento ou adiamento de eventos ao ar livre para mais de 5 mil pessoas. Corrida de Almeirim já foi adiada e o mesmo pode vir a acontecer a outras. A medida pode afectar a temporada pelo menos até Junho

À semelhança do que já aconteceu em França, mas ainda não em Espanha, o Ministério da Saúde de Portugal anunciou ontem que é aconselhável que eventos para mais de cinco mil pessoas, em espaços abertos, sejam suspensos ou adiados.
A ministra Marta Temido (foto), titular da pasta da Saúde, anunciou um conjunto de medidas de prevenção do Coronavírus (Covid 19), face à sua propagação.
Igualmente, eventos que possam reunir mais de 150 pessoas em zonas onde há grupos de transmissão, deverão ser suspensos ou adiados, assim como se deve ter especial atenção a eventos que possam suscitar a presença de pessoas da China, do Irão ou de Itália, os três países até agora  mais afectados pela epidemia.
A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim já anunciou ontem o adiamento da corrida de toiros que estava anunciada para o dia 5 de Abril e embora não tenha havido ainda uma tomada de posiçlão da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), nem das empresas que têm espectáculos anunciados para os próximos dias, o mesmo pode vir a acontecer a outros festejos.
Recorde-se que estão anunciados dois festivais taurinos para as praças de Beja e da Moita no próximo fim-de-semana, uma corrida de toiros (primeira da temporada) para dia 22 em Santarém e também um festival taurino para dia 28 na Chamusca e a Gala do Forcado para o mesmo dia em Évora e ainda um festival em Vila Franca no dia 29. À excepção da praça de toiros de Évora, que tem capacidade para poucos mais de três mil espectadores, todas as outras comportam lotações muito próximas ou mesmo acima dos cinco mil.

Fotos D.R.