quinta-feira, 6 de abril de 2023

Aficionados juntos na Baracha para apoiar Tomás Bastos

A Herdade da Baracha, em Samora Correia, recebeu no último fim-de-semana o evento “Vamos Vestir o Toureiro”, uma iniciativa que angariou fundos para a aquisição do traje de toureiro de Tomás Bastos, que vive o sonho de ser matador de toiros. O evento reuniu mais de uma centena de aficionados.

O jovem vilafranquense de 15 anos que, em 2022, debutou em França num festival taurino com destacado êxito, actuará esta temporada pela primeira vez em Portugal.


Quis o destino que a estreia ocorresse na "Palha Blanco", a praça de toiros da sua terra, na data mais emblemática da tauromaquia nacional: a tradicional corrida de domingo de Colete Encarnado em Julho em Vila Franca, num cartel de extrema responsabilidade, alternando com a máxima figura do toureio mundial, Morante de la Puebla.


Elogiado, e apoiado, por muitas das principais figuras do toureio espanhol que já lhe prestaram ensinamentos, nomeadamente os maestros Enrique Ponce, Finito de Córdoba, Juan José Padilla, Manuel Jesús “El Cid” ou Manuel Escribano, Tomás Bastos tem despertado o interesse e atenção do mundo taurino.


Tomás afirma a sua ambição em assumir-se como a próxima grande figura do toureio nacional, respeitando um legado familiar de grande tradição taurina desde o seu pai, o consagrado bandarilheiro David Antunes e, numa segunda linha de ascendência, de quem é sobrinho neto, José Júlio, o primeiro matador de toiros que Vila Franca de Xira deu ao mundo.


O evento “Vamos Vestir o Toureiro” juntou familiares, amigos e aficionados numa tarde de campo em que Tomás Bastos brindou todos os presentes com a lide de dois novilhos.


Esta foi uma iniciativa conjunta das tertúlias “O Natural”, “A Cirófila”, “Pena Taurina 27”, “Bodeguita Pereira” e “Palha Blanco” e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, do Clube Taurino Vilafranquense e da Confraria Gastronómica de Almeirim


Foto D.R.