terça-feira, 11 de abril de 2023

Praça esgotada: cumpriu-se a tradição em Sousel

O empresário José Luis Gomes teve ontem auspiciosa estreia como promotor da tradicional e sempre animadíssima (diferente, pelo menos, das outras) corrida de segunda-feira de Páscoa em Sousel, um ritual vivido pelos aficionados desde manhã cedo e que esgotou a lotação da pequena praça que tem o nome do saudoso cavaleiro local Pedro Louceiro. Cumpriu-se um ano mais a tradição.

O cartel era de categoria e com um nível superior ao que é habitual, o que terá contribuído para a grande afluência de público. Lidaram-se seis toiros sérios e com presença da categorizada ganadaria Casa Prudêncio.

Ana Batista reafirmou nos dois toiros a pontuação alta com que iniciou esta temporada, depois do notável triunfo em Almeirim, voltando a brilhar com o fantástico cavalo com o ferro de Pablo Hermoso, que promete mesmo trazer uma história nova à carreira, já de si brilhante, da cavaleira de Salvaterra.

Joaquim Brito Paes foi a revelação de 2022 e demonstrou ontem que está de novo na luta e pronto a marcar uma posição. Destaque sobretudo para a segunda actuação. É, sem margem para dúvidas, uma firme certeza no panorama actual, em permanente ebulição.

Agradável surpresa para uns, uma confirmação para outros que já o têm acompanhado, o praticante Diogo Oliveira deixou grande ambiente e vontade de o voltarmos a ver. É, dos praticantes, um dos mais destacados do momento. Tem gancho e chega ao público.

Pegas rijas, em tarde de êxito também para os forcados, dos grupos de Coruche (João Formigo à primeira e João Canejo à segunda), de Arronches (Gonçalo Ludovino e João David Cunha à primeira) e de Monforte (Gonçalo Moreira e Gonçalo Parreira à primeira) - numa corrida bem dirigida, com a competência actual, por Marco Gomes, de que aqui deixamos algumas imagens captadas pela jovem repórter Rita Casquilho Ramalho.

Destaque ainda para o facto (incomum) de ontem, pela primeira vez numa corrida, terem coincidido três apoderados estreantes: António Manuel da Silva (de Ana Batista), João Vasco Lucas (de Joaquim B. Paes) e Hugo Ferro (de Diogo Oliveira).

Fotos Rita Casquilho Ramalho

Joaquim Brito Paes, Ana Batista e David Oliveira
Ana Batista
Joaquim Brito Paes

Diogo Oliveira



Tarde de excelentes pegas pelos grupos de Coruche, de
Arronches e de Monforte