António Sousa/"Califórnia Taurina" - 20 anos, sim 20!
Este ano, cumprem-se 20 anos da chegada de Paulo Jorge Ferreira aos Estados Unidos da América, mais concretamente ao Estado da Califórnia.
Chegou com a ambição de tourear umas corridas de toiros, mas rapidamente conquistou os corações daqueles que o contrataram, quer com a sua forma de tourear, quer pelo grande ser humano que é.
Esta sua forma de ser e de tourear, levou a que quem o contratou para tourear o convidasse também para abraçar um projecto, que seria a Coudelaria Martins, família que está na Califórnia há muitos anos e que tem elevado os níveis da tauromaquia portuguesa pela América.
O Paulo quando chegou encontrou uma tauromaquia um tanto ou quanto rudimentar, quer seja em relação aos cavalos, com pouca qualidade, que a família Martins tinha adquirido com esforço em Portugal e muitos deles com alguma idade e pouco aconselháveis para a prática, quer os toiros ou a própria cultura inerente ao pais.
Com o passar dos anos, o Paulo Jorge, em conjunto com a família Martins, foram construindo uma Coudelaria de cavalos Lusitanos com origens nas linhas Veiga.
Pouco a pouco, foi pondo cavalos a tourear já com o ferro Coudelaria Martins, sendo que, passados estes 20 anos, os seus cavalos são já base da tauromaquia em terras californianas, marcando presença em quase todas as corridas de toiros por lá realizadas.
O trabalho realizado pelo Paulo acrescentou uma enorme qualidade nos espectáculos, criou condições para que os cavaleiros tenham vontade de lá irem tourear, pois os seus cavalos Lusitanos, além de possuirem qualidade, são de uma segurança inabalável, já que qualquer cavaleiro que ali se desloque consegue tourear nos mesmos.
Para além disso, como colega, o Paulo dá sempre a oportunidade de quem ali chega para tourear, escolher os cavalos que quer, ficando ele com os que os colegas não escolhem, provando desta forma que qualquer um pode tourear em qualquer dos seus cavalos, pois os mesmos são criados pela sua versatilidade, conhecida no Lusitano.
Ou seja, 20 anos de selecção do Lusitano, 20 anos de evolução na tauromaquia portuguesa na Califórnia, 20 anos de história.
Hoje e passados 20 anos, graças ao seu esforço, o cavalo Lusitano tem ainda mais reconhecimento nos Estados Unidos da América, pois além de criar o Lusitano para tourear, criam e vendem Lusitanos para toda a América, sendo a Coudelaria Martins já muita procurada.
20 anos de promoção do Lusitano e da tauromaquia portuguesa!
Os toureiros portugueses deveriam estar muito agradecidos ao esforço destes 20 anos, pois também para eles o Paulo Jorge tem sido um verdadeiro aliado, muitas vezes os tem ajudado, quer na sua contratação quer com a segurança que os faz sentir nos seus cavalos.
Já era hora também, de a APSL (Associação Portuguesa Criadores Cavalos Puro Sangue Lusitano) dar o merecido reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do cavalo Lusitano em terras do Tio Sam.
Por estes 20 anos, o nosso muito obrigado, sendo este obrigado algo muito pequeno para agradecer tudo o que o Paulo Jorge Ferreira tem feito pela tauromaquia, pelos cavaleiros tauromáquicos e pelo cavalos Lusitanos.
20 anos de paixão e entrega.
Obrigado por tudo e parabéns!
Foto D.R.