Marco Pérez será uma das apostas de Rui Bento na Nazaré |
Rui Bento (foto de cima) continua a ser um dos (poucos) empresários que apostam no toureio a pé e, segundo apurámos, já tem importantes projectos para 2025: a 13 de Abril, Domingo de Ramos, traz Borja Jiménez, um dos maiores matadores da actualidade, à Monumental de Almeirim, depois de no ano passado já o ter apresentado na Nazaré.
E, tal como aconteceu nessa corrida na Nazaré, o diestro de Espartinas poderia voltar a alternar em Almeirim com o promissor novilheiro Tomás Bastos. Rui Bento está em conversações, nesse sentido, com os apoderados José Alexandre e Cristina Sánchez.
Para a praça da Nazaré, o empresário e antigo matador de toiros quer marcar um ano mais a temporada com uma grande corrida mista e o seu projecto é ambicioso: trazer o novo fenómeno Marco Pérez (primeira foto de cima), que em Junho toma a alternativa em Nimes, para fazer a sua apresentação como matador em Portugal, muito provavelmente também ao lado de Tomás Bastos.
Rui Bento deverá também promover uma corrida mista na Figueira da Foz, praça a cuja gestão regressa este ano.
Mas não é o único a apostar no toureio a pé e em figuras internacionais. A Associação Sector 9 já anunciou a presença de José Maria Manzanares a 10 de Junho na Monumental de Santarém; e Bernardo Alexandre, o novo empresário de Vila Franca, vai trazer o matador francês Sebastián Castella na tradicional corrida mista das festas do Colete Encarnado em Julho e para a Feira de Outubro já tem contratado Tomás Bastos para regressar à sua "Palha Blanco".
Outra praça onde nunca falta o toureio a pé é a da Chamusca, onde pela Feira da Ascensão a empresa Toiros com Arte promove uma corrida mista. Muito provável, também aqui, a presença do promissor Tomás Bastos.
E em Abiul, no mês de Agosto, pela Feira do Bodo, está já anunciada a corrida mista com os cavaleiros Rui e Duarte Fernandes e, a pé, o novo matador Diogo Peseiro e também o novilheiro Tomás Bastos.
Já no próximo dia 1 de Maio, Diogo Peseiro fará a sua apresentação em Portugal como matador de toiros na praça do Cartaxo.
Uma semana antes, no tradicional festival de 25 de Abril em Sobral de Monte Agraço, actuará também uma figura de Espanha (que será em breve anunciado), o matador luso Manuel Dias Gomes e o novilheiro Vicente Sánchez.
O toureio a pé, afinal, não está assim tão abandonado pelos nossos empresários como alguns querem fazer crer...
Fotos M. Alvarenga, Arjona/Arquivo e Gahirupe Fotografia
Borja Jiménez no Domingo de Ramos em Almeirim |
![]() |
Tomás Bastos: talvez em Almeirim, Nazaré e na Chamusca, certo em Abiul e Vila Franca (Outubro) |
![]() |
Manzanares no Dia de Portugal em Santarém |
Sebastián Castella no Colete Encarnado em Vila Franca |
![]() |
Diogo Peseiro no Cartaxo e em Abiul |
![]() |
Manuel Dias Gomes no festival de Sobral de Monte Agraço |