quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Caso dos cavalos intoxicados: perigo para a saúde pública


Segundo revelou João Anão (co-proprietário em parceria com a toureira Joana Andrade de alguns dos cavalos contaminados), a ração ingerida pelos animais no sábado e que provocou já a morte a dois, estando os restantes em perigo de vida, acompanhados 24 horas por uma equipa de veterinários, terá sido também ministrada a bovinos, suínos e aves, pelo que pode daí advir perigo para a saúde pública.
Em declarações à Rádio Campanário, João Anão garante que já foi alertada a Direcção-Geral de Veterinária e também a ASAE, que está a investigar o caso.
Nas últimas 48 horas, morreram três cavalos (um do cavaleiro Jorge D'Almeida e dois de Joana Andrade, o "Poeta" e o "Batista", este na foto de cima) e há ainda notícias não confirmadas da morte na Golegã de outro cavalo, proprietário de um praticante de Equitação de Trabalho e Dressage.
Na sua página da rede social "Facebook", Joana Andrade lamenta hoje a morte do cavalo "Baptista", um palomino de 6 anos com o ferro Anão, cujo cadáver será hoje autopsiado no Instituto Nacional de Medicina Veterinária, em Benfica:
"O adeus a mais um companheiro... A sua personalidade era única e pena que só pode mostrar as suas capacidades a alguns amigos. Fico contigo sempre no coração".
João Anão atribui as culpas aos proprietários da ração ministrada no último sábado aos cavalos, recusando-se para já a revelar o nome do produto - enquanto não houver o resultado finais das análises mandadas fazer pela ASAE.

Fotos D.R.