quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Festa de luto: morreu Diego Puerta



Diego Puerta, um dos mais relevantes e carismáticos toureiros do Século XX, morreu esta madrugada em sua casa, em Camas (Sevilha), aos 70 anos de idade e após vários anos de luta contra uma doença incurável.
Por decisão da família, o corpo será velado em casa e amanhã realizar-se-à uma missa na Hermandade do bairro de San Bernardo, a que o matador de toiros pertencia como confrade, sendo de seguida cremado na mais restrita intimidade, por desejo expresso da família.
Diego Puerta Diánez nasceu no bairro sevilhano de San Bernardo em 28 de Maio de 1941. Debutou em público em Aracena (Huelva) em 1955 e em 1956 fez o debute como novilheiro com picadores na praça madrilena de Vistalegre, apresentando-se no ano seguinte (1957) na Real Maestranza de Sevilha, onde em 29 de Setembro de 1958 tomou a alternativa, com o toiro "Zambombero" da ganadaria Arellano, apadrinhado por Luis Miguel Dominguín com o testemunho de Gregório Sánchez. Confirmou a alternativa em Las Ventas, Madrid, em 20 de Maio de 1960 com toiros de Bernabé Fernández. Manolo González apadrinhou a confirmação e "Chamaco" foi a testemunha.
Foi um toureiro fundamental nos grandes cartéis nos anos 60 e início dos 70, até se retirar em Sevilha em 1974, a 12 de Outubro, na tradicional Corrida da Hispanidad, "mano-a-mano" com Paco Camino, lidando toiros de Urquijo. Ficou célebre nesses anos de 60 o cartel Puerta-Camino-"El Viti".
Sofreu mais de 50 cornadas ao longo da sua carreira, quatro delas muito graves. Desde que se retirou, dedicou-se à sua faceta de ganadero, sendo proprietário de duas ganadarias, uma com o seu nome e outra, Puerta Hermanos, que pastam na mítica "finca" de "La Resnera" em Castilblanco de Arroyos. Presidiu durante alguns anos ao Montepio dos Toureiros e foi condecorado, no dia da sua retirada das arenas, com a Cruz de Beneficência.
Que descanse em paz.

Fotos D.R.