segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A crónica de João Cortesão - todas as semanas aqui no "Farpas Blogue"




Os 
não 
alinhados

O Pool das Agências de Notícias Não-Alinhadas ("NANAP", em inglês) foi um sistema de cooperação entre agências de notícias de países não-alinhados que durou de 1975 a meados da década de 1990.
O "NANAP" começou a operar em Janeiro de 1975 e a sua ideia atendia a diversas reivindicações por um novo equilíbrio independente no fluxo de informações mundial.
O "Farpas Blogue" - sucedâneo do jornal "Farpas" - lidera indiscutivelmente o movimento da imprensa taurina não alinhada no nosso país.
Ao princípio, o Alvarenga aguentou sózinho a guerra e marcou a diferença, hoje já há mais gente não-alinhada, o que só valoriza a imprensa na generalidade.
Os alinhados têm o seu valor e o seu lugar, que lhes é dado pela informação oficial ou oficiosa que divulgam. Os não-alinhados são a consciência crítica das notícias oficiais, mas é evidente que são incómodos, principalmente num país de democracia recente, onde os poderes instalados não aprenderam a conviver naturalmente com as críticas.
Neste mini-caso da "Prótoiro" versus "manifestação" (ida ao Parlamento) do dia 19, a verdade só veio a clarear com as críticas de alguns, porque doutra maneira ficariam as dúvidas do comunicado impreciso.
Eu sou desalinhado e quero continuar a sê-lo, o Miguel já não muda e o Hugo também não, para bem da Festa
Agora, meus amigos, é preciso que os políticos calibrem a nossa força - vejam os exemplos do Equador, Colômbia, Venezuela e Catalunha onde, sem pudor, essa gentalha, de forma cínica, atenta contra os toiros.
Os mexicanos são o exemplo a seguir, em dois dias puseram os políticos anti-taurinos a desdizer-se e acabaram com as veleidades.
Viva México!


Foto D.R.