terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Peruano Humberto Valle foi o primeiro sul-americano doutorado em Madrid


O diestro peruano Humberto Valle foi o primeiro toureiro sul-americano a receber a alternativa na Monumental de las Ventas, em Madrid - e não César Faraco, falecido em Dezembro e referenciado em todos os noticiários como tal.
A verdade foi agora reposta pelo crítico Bartolomé Puiggrós no site "opinionytoros", que recorda que Humberto Valle se doutorou em Las Ventas na tarde de 12 de Outubro de 1954 apadrinhado por Juan Calero "Calerito", com o testemunho de Juan Montero, pertencendo os toiros à ganadaria de António Pérez.
O primeiro espanhol a receber a alternativa em Las Ventas foi António Bienvenida, apadrinhado por seu irmão Pepe em 9 de Abril de 1942.
A primeira alternativa durante uma Feira de Santo Isidro foi a de Juan Posada em 14 de Maio de 1952. O padrinho foi "Parrita" e a testemunha Miguel Báez "Litri", com toiros de Alípio Pérez Tabermero.
O venezuelano César Faraco, erradamente apontado como o primeiro sul-americano a doutorar-se em Madrid, recebeu a alternativa em 13 de Maio de 1955, no ano seguinte à alternativa do peruano Humberto Valle. Bienvenida foi o padrinho e Manolo Vásquez a testemunha e os toiros eram de Carlos Nuñez.

Foto D.R.