segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PJ investiga: éguas da Coudelaria Lucas abatidas a tiro na Chamusca


Quatro éguas da Coudelaria Lucas, entre as quais uma poldra medalhada em 2010 na Feira de Golegã, foram abatidas a tiro em Pinheiro Grande, Chamusca - noticia o "Correio da Manhã".
As quatro éguas, avaliadas em 55 mil euros, foram atingidas com disparos de uma arma municiada com balas para caça grossa. Duas delas, uma Puro-Sangue Lusitana e outra de raça Cruzado Português premiada em concursos, morreram no pasto; as outras duas foram abatidas no Matadouro de Santarém.
A Polícia Judiciária está a investigar e o proprietário dos animais, José Lucas (na foto), não encontra explicação para "esta barbaridade".
"Isto é a mais pura cobardia. Se alguém tem algo contra mim, venha resolvê-lo como homem. Mas não ma abatam animais indefesos" - disse ao "CM"., acrescentando desconhecer quem lhe possa querer mal.
A Puro-Sangue Lusitana, uma reprodutora de nome "Roseta", avaliada em 30 mil euros, foi encontrada morta com um tiro de carabina na véspera de Natal, quando estava presa num pasto junto ao rio Tejo, na freguesia de Pinheiro Grande. Já na madrugada de sexta-feira, "Dariana", poldra de três anos que foi Medalha de Ouro na Feira da Golegã em 2010, foi abatida no mesmo local e da mesma forma. Mesmo ferida, a égua partiu a corda e foi morrer a 500 metros da árvore onde estava presa - noticia o "CM".
No local ficaram dois poldros que "felizmente não levaram nenhum tiro" e as outras duas éguas feridas, que acabaram por ser abatidas em Santarém.
Os prejuízos são elevados, mas "muito mais do que o dinheiro, está em causa o amor que nós tínhamos por elas", desabafa José Lucas.

Foto "Correio da Manhã"