segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

V. Franca, 1961: dramática colhida de David Ribeiro Telles




Na sua edição nº 252, de 6 de Outubro de 1961, a revista "Festa", dirigida por Gentil Marques, anunciava na sua primeira página (ao lado) a publicação nas páginas centrais de "uma reportagem sensacional": "A dramática colhida de David Ribeiro Telles", ocorrida na tradicional corrida nocturna de terça-feira em Vila Franca de Xira, pela Feira de Outubro. Nas centrais, publicava estas quatro impressionantes fotos de Ezequiel de Sousa, "um exclusivo para a Festa".
Lidavam-se toiros de Emílio Infante da Câmara e actuavam a cavalo João Branco Núncio e Ribeiro Telles e a pé, José Júlio e "Miguelín", que à última hora veio substituir o anunciado Diego Puerta (recentemente falecido). Pegavam os Forcados Amadores de Santarém.
Relatava Gentil Marques:
"David Ribeiro Telles sofreu no seu segundo uma colhida espectacular que o prostrou por terra, espalhando o pânico por entre a assistência  e provocando mesmo desmaios na bancada, pois muita gente julgou ter acontecido uma fatalidade. Felizmente, tudo se resumiu, segundo soubemos, a um pé partido e a um grande choque nervoso".

Fotos Ezequiel de Sousa/revista "Festa"/Arquivo