domingo, 22 de janeiro de 2012

V. Franca: Clube Taurino recorda Saavedra Valente


O Clube Taurino Vilafranquense, em colaboração com a Tertúlia Tauromáquica "Cirófila", promove na próxima sexta-feira, 27 de Janeiro, pelas 19 horas, uma singela homenagem, a título póstumo, ao cidadão vilafranquense e grande aficionado Joaquim José Saavedra Correia Valente, falecido em Outubro do ano passado.
Esta homenagem é feita em nome de todas as associações e colectividades a que pertenceu, traduzindo-se no descerramento de um painel/azulejo na fachada da sede do Clube Taurino.
Nascido em Vila Franca de Xira a 15 de Dezembro de 1929, Saavedra Valente foi "verdadeiramente um vilafranquense para todas as horas", como referiu a Câmara de V. Franca quando, no ano passado, aprovou um voto de pesar pelo seu falecimento.
Sócio fundador do Clube Taurino Vilafranquense e também da Tertúlia "Cirófila" e do União Desportiva Vilafranquense, Saavedra Valente ajudou a desenvolver associações tão diversas como o Ateneu Artístico Vilafranquense, o Ginásio, o Operário, o Clube Columbófilo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, bem como o Clube de Campismo "Os Sentinelas". Foi ainda irmão da Santa Casa da Misericórdia de V. Franca e cooperante da Rádio Clube Lezíria e da Cooperativa Alves Redol.
Muito ligado, desde sempre, às associações vilafranquenses, integrou a Comissão das Tertúlias e colaborou na construção do Mausoléu a José Falcão, lançou a primeira Feira do Melão e empenhou-se também na construção do monumento ao campino e ao toureiro em Vila Franca de Xira. Foi autarca de freguesia em V. Franca e em 2004 recebeu a medalha dourada de mérito municipal.

Foto D.R.