sexta-feira, 13 de abril de 2012

Branco sem lesão cervical: apenas fractura do punho


Após exames no Hospital de Évora, foi diagnosticado ao cavaleiro João Maria Branco uma lesão/fractura no escafóide do punho esquerdo e várias escoriações no corpo, mas graças a Deus "absolutamente nada na cervical", segundo nos acaba de informar o pai do toureiro.
"O nosso medo era a hipótese de uma lesão cervical, como à partida se suspeitou no Hospital de Montemor, daí terem-no enviado para Évora, completamente imobilizado, a fim de fazer mais exames. Felizmente e segundo os resultados da Tomografia Axial Computorizada (TAC), está completamente fora de questão qualquer lesão cervical" - diz-nos João Branco, pai do promissor cavaleiro praticante.
"Neste momento não sabemos ainda se terá alta ainda hoje ou se vai ter que ficar no hospital em observação. Segundo os médicos, vão-lhe ser colocadas talas no braço, a fim de estabilizar a lesão no punho", acrescentou o pai do toureiro de Estremoz.
João Maria Branco sofreu o acidente quanto esta tarde procedia a trabalhos de campo, depois de um treino, na herdade do ganadeiro Gregório de Oliveira, em Montemor-o-Novo.
"Estava a encerrar umas vacas, quando sofreu uma queda do cavalo. Passados alguns momentos, ficou muito branco, desmaiou e foi aí que me assustei, porque não tinha reacção no corpo. Suspeitámos logo de qualquer lesão cervical, suspeita que depois foi também confirmada no Hospital de Montemor, sujeita, no entanto, aos exames que lhe mandaram fazer em Évora e onde, felizmente, isso não se confirmou", explica João Branco, que acompanha neste momento o filho no Hospital de Évora.
João Maria Branco, recorde-se, está anunciado para se estrear esta temporada no próximo dia 28 no festival que se realiza em Estremoz. "Toureará certamente, se a recuperação o permitir", diz o pai.

Fotos D.R.
João Maria Branco ontem na festa da "Kapital", a seguir à tourada
do Campo Pequeno, com Clarisse Gravidão

(Foto Paulo Esteves)