terça-feira, 17 de abril de 2012

"Chaubet" sobre os Palhas: "6 corridas assim e acabavam 60/70% dos grupos de forcados!"



Lá do alto da sua experiência e da sua douta sabedoria, o antigo e histórico forcado dos tempos da fundação dos Amadores de Lisboa Carlos Patrício Álvares "Chaubet" (na foto ao lado, com Miguel Alvarenga, num acto da Real Tertúlia D. Miguel I) opinou, em artigo divulgado em vários sites e blog's, sobre os forcados e os toiros da ganadaria Palha na corrida de abertura da temporada no Campo Pequeno, quinta-feira passada.
E concluiu:
"À Velho do Restelo: meia dúzia de corridas com curros destes, à antiga, e eliminavam-se 60/70% (ou mais( dos grupos de forcados existentes. Não acabavam os forcados porque, felizmente, como repito sempre, a valentia não é monopólio de nenhuma geração mas, tenho a certeza que deixava de ser moda ser forcado".
E explica por quê:
"Lembrar o prestígio da ganadaria Palha é desnecessário, tão grande e merecido ele é. Todavia são toiros sérios, tardos mas bastante contundentes no arranque, dificilmente se adaptando ao toureio actual. Em Espanha nem todos se dispõem a toureá-los. O seu desempenho na arena lisboeta veio confirmar esta opinião. Não foi uma noite igual a tantas outras que tenho presenciado nesta praça. Houve valor acima da média. Luta e garra. Não foram valentes porque a farda os obriga a tal. Foram-no por serem. Se o Grupo de Santarém (foto de cima) merece parabéns pelo seu comportamento, decisão e, principalmente, boas ajudas, o Grupo de Lisboa (foto de baixo) igualmente é credor de um aceno de simpatia, por nunca ter voltado a cara".
Nem mais! Estou duzentos por cento de acordo!

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com, D.R. e Marques Valentim