segunda-feira, 16 de abril de 2012

Interessante entrevista de Rui Bento à Rádio Portalegre


Interessante, com a usual frontalidade e transparência, a entrevista que o gestor taurino do Campo Pequeno, Rui Bento, acaba de dar ao reaparecido programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre.
À conversa com Hugo Teixeira e Pedro Pinto, Rui Bento adiantou pouco quanto a futuros cartéis e disse mesmo que para as restantes praças geridas pela empresa lisboeta - Figueira da Foz, Nazaré, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço - "ainda não há um único toureiro contratado". Contrariando a prática usual de muitas empresas de em Março anunciarem cartéis de Agosto e de Setembro, Rui Bento considera ser prudente aguardar pelo desenrolar da época e levar a essas arenas "os toureiros que triunfem e que justifiquem".
Confirmou a notícia avançada há dias em primeira mão pelo "Farpas" e que dava conta da possibilidade de a Sociedade Campo Pequeno vir a gerir a praça de Almeirim, mas adiantou que "nada está feito neste momento", adiantando mesmo como "remota" essa hipótese.
"Houve, na verdade, uma reunião do provedor da Misericórdia e dos mesários comigo e com o Dr. Henrique Borges, reunião essa que decorreu no Salão Nobre do Campo Pequeno e onde se equacionou essa hipótese e sobretudo a da realização em Almeirim de uma corrida da Casa do Pessoal da RTP, com a qual a empresa do Campo Pequeno está a colaborar. Mas nada ficou acordado e essa corrida posso mesmo dizer que já não será em Almeirim", esclareceu.
Sobre a primeira corrida do ano em Lisboa, quinta-feira passada, Rui Bento reconheceu que "não correspondeu inteiramente às expectativas" no que respeita a público e adiantou a possibilidade de a ganadaria Palha regressar ainda este ano ao Campo Pequeno, anunciando mesmo que tem um almoço agendado amanhã com o ganadeiro João Folque.
A propósito de almoços, disse mesmo que "eles são a minha ruína", ironizando: "Queria perder uns quilos e até agora só perdi uns gramas...". Confirmou, contudo, a intenção de voltar a tourear este ano, no âmbito das comemorações do 120º aniversário do Campo Pequeno e do 30º aniversário do seu arranque na profissão, ao vencer conjuntamente com José Luis Gonçalves o concurso "Lisboa Procura Um Toureiro".
Confessando-se "um apaixonado pelo toureio" e "não apenas pelo toureio a pé", Rui Bento congratulou-se com o Ciclo de Novilhadas que vai correr o país, em diversas praças, promovido por três escolas de toureio (Vila Franca, Moita e Academia do C. Pequeno) e considerou que "pode ser um primeiro e decisivo passo para acordar o toureio a pé, que tem estado adormecido nos últimos 20, 25 anos".
Sobre a polémica de se ter anunciado a repetição de Rouxinol em Lisboa, como triunfador da corrida da semana passada, quando ainda faltava Rui Fernandes lidar o último toiro, Rui Bento foi peremptório, frontal e transparente:
"Confesso que se fosse hoje, não o teríamos feito. Teríamos anunciado isso só no final do sexto toiro. Mas devo esclarecer que já tinha um acordo com o Rui Fernandes para uma outra corrida e que por isso mesmo não o íamos repetir quando já está repetido. De qualquer forma, na sexta-feira de manhã, a primeira coisa que fiz foi telefonar ao Rui Fernandes e com a amizade e frontalidade que temos, esclarecer tudo. Só lamento que se tenham escrito coisas, e escritas por um funcionário do próprio Rui Fernandes, que em nada beneficiam ninguém, não defendendo os interesses de quem lhe paga, que é o Rui Fernandes...".
Entendeu-se perfeitamente que as palavras de Rui Bento eram dirigidas a Eduardo Serrano, moço de espadas do cavaleiro e responsável pelo blog "tauromaquia blog", de Monforte.
Quanto à polémica da "porta grande" do Campo Pequeno e depois do sururu causado no ano passado, Rui Bento confirmou que "a porta está congelada" até que saia o novo Regulamento Tauromáquico que estabelece que as voltas à arena serão estipuladas pelo director de corrida.
Em suma, uma esclarecedora e interessante entrevista de Rui Bento no regresso do programa "3 Tércios".

Foto D.R.