segunda-feira, 16 de abril de 2012

Monforte: presidente da Câmara confirma à "Lusa" reabertura da praça





A praça de toiros de Monforte, no Alentejo, vai reabrir em Julho, após ter estado encerrada durante vários anos por falta de licenciamento, revelou hoje à Agência Lusa o presidente do município, Miguel Rasquinho (foto ao lado).
"A praça de toiros estava encerrada há mais de três anos, porque não tinha licenciamento por parte da Inspecção-geral das Actividades Culturais (IGAC), mas nós executámos obras e vamos reinaugurar a praça em Julho", disse.
O município de Monforte investiu cerca de "80 mil euros" nas obras de remodelação na Praça de Toiros "João Moura" (pai), indicou o autarca, recordando que a tauromaquia é o "postal ilustrado" daquela vila do distrito de Portalegre.
"A praça de toiros de Monforte encerrada é o mesmo que fecharem o Estádio da Luz ou do Dragão. A tauromaquia é o bater do coração de Monforte", sublinhou.
"Nós fizemos obras nas casas de banho, remodelámos o miolo da praça, recuperámos a enfermaria e cavalariças e criámos lugares e acessos para deficientes", explicou.
Sem querer adiantar, por enquanto, o cartel para a corrida de reinauguração da praça de toiros, o autarca também se escusou a adiantar se o espaço vai ser gerido pela autarquia ou por uma empresa privada.
Miguel Rasquinho lembrou que a praça de toiros esteve encerrada mais de três anos porque a autarquia "não tinha capacidade financeira" para atribuir a obra a uma empresa privada, tendo optado por fazer "tudo por administração directa".
Inaugurada em 1987, a praça de toiros de Monforte conta com uma lotação de 2.352 lugares, tendo a arena as dimensões do Campo Pequeno.
O concelho de Monforte, com fortes tradições tauromáquicas, é berço de várias ganadarias, cavaleiros tauromáquicos, peões de brega (bandarilheiros), coudelarias taurinas, forcados e de novilheiros.

Fotos D.R.