segunda-feira, 4 de junho de 2012

Agradável festival ontem em Bencatel (Vila Viçosa)

David Oliveira aprovado com distinção
Joaquim Bastinhas: eterna boa forma! 
Tito Semedo merece maior atenção!
Um "violino" de Marco José
Bom par de Marcos Bastinhas
Verónica Cabaço rubricou excelente actuação
Um bom ferro de Nelson Lavajo
Grupo de Setúbal: pegas à primeira
Uma pega dos Amadores de Bencatel

Apesar da tarde de sol, agradável e convidativa, o público não marcou presença ontem nas bancadas da praça alentejana de Bencatel (Vila Viçosa), onde teve lugar um festival integrado na IV Festa Taurina daquela localidade. O espectáculo registou um quarto de casa.
Lidaram-se quatro toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício e três de São Martinho, de excelente apresentação e boa nota na generalidade.
Na generalidade, também, todos os artistas brilharam, havendo que destacar a prova de praticante do promissor David Oliveira, aprovado com distinção. Entre os novos, Verónica Cabaço rubricou excelente actuação e Nelson Lavajo, toureiro pouco visto, apresentou-se com ganas e determinação, agradando.
Excelente actuação também a de Marcos Bastinhas, a marcar pela positiva esta temporada, alegre, comunicativo, muito ao estilo de seu pai. Marco José realizou uma lide aplaudida e em tom crescente, culminando com um emocionante ferro em sorte de "violino".
O veterano Joaquim Bastinhas fez alarde do seu eterno bom estilo e Tito Semedo voltou a "dizer" que merece mais e melhores oportunidades em cartéis de postín. É um toureiro lutador e que vem evoluindo muito positivamente, mas a que as grandes empresas ainda não deram a devida importância.
Os dois grupos de forcados, Setúbal e Bencatel, não tiveram dificuldades de maior. Pelo grupo da casa pegaram Micael Barradas, Nelson Aldeagas e Renato Cristo, todos à primeira tentativa. Por Setúbal, foram caras Fábio Caeiro, Duarte Boda de Água e José Luis, também eles concretizando ao primeiro intento. O sétimo toiro foi pegado em conjunto por elementos dos dois grupos com Ivo Rocha (Bencatel) na cara à primeira tentativa.
Agostinho Borges dirigiu bem este festival assessorado pelo Dr. Matias Guilherme.

Fotos Emílio de Jesus