sexta-feira, 29 de junho de 2012

João Duarte confirma organização de duas corridas nas Caldas



O empresário Paulo Pessoa de Carvalho enviou-nos ontem um mail alegando que demos uma notícia "não verdadeira": segundo ele, João Duarte nada teria a ver com a organização da corrida de Homenagem Nacional a D. Francisco de Mascarenhas (29 de Julho nas Caldas), pertencendo esta exclusivamente a si e ao Grupo de Forcados das Caldas da Rainha. Pomos os pontos nos iis através desta esclarecedora entrevista a João Duarte. Para que não restem mais dúvidas.

Entrevista de
Miguel Alvarenga

- Para acabar de vez com a polémica, é ou não é organizador, conjuntamente com Paulo Pessoa de Carvalho, das corridas da União das Misericórdias e de Homenagem Nacional a D. Francisco de Mascarenhas, que se vão realizar na praça de toiros das Caldas da Rainha?
- Sou, sim senhor. Sou há dezasseis anos organizador da Corrida da União das Misericórdias e volto a sê-lo este ano, com muito orgulho. Sobre a corrida de Homenagem Nacional a D. Francisco de Mascarenhas, como o Miguel sabe e testemunhou, foi uma ideia minha e do Manuel Andrade Guerra. A corrida esteve para se realizar em Santarém e também em Almeirim, onde apesar de a praça estar fechada e sem empresa, nos seria cedida pela Santa Casa da Misericórdia. Aliás, D. Francisco começou por fazer muita questão de que a corrida se realizasse em Almeirim. Por fim, decidi levá-la para a praça das Caldas, onde se realizará no próximo dia 29 de Julho, como já foi anunciado em primeira mão pelo "Farpas Blogue".
- Num mail que nos enviou, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho afiançou que a notícia que demos não era verdadeira e que a corrida era organizada exclusivamente por ele e pelo Grupo de Forcados das Caldas da Rainha...
- Não há grupo de forcados nenhum envolvido na organização da corrida das Misericórdias... O Grupo das Caldas participa, sim, na organização da homenagem a D. Francisco. O Paulo pode dizer o que entender, a verdade é o que estou a dizer.
- Essa "camuflagem" do seu envolvimento na organização de ambas as corridas tem a ver com o facto de estar vetado pela Associação de Forcados e de o Paulo Pessoa de Carvalho pretender escamotear essa realidade?...
- Posso não ter sido um grande forcado, mas orgulho-me de ter sido forcado. Estou e sempre estive do lado dos forcados. Estou é contra um pseudo-director de uma pseudo-associação de forcados. Estar ou não estar vetado é para o lado que durmo melhor. Ainda ontem estive reunido em São Manços com o Grupo de Forcados local, com antigos e actuais elementos e o grupo colocou-se à minha inteira disposição para pegar nas corridas que eu organizar. E não é o único. Tenho, graças a Deus, muitos e bons grupos de forcados que já se disponibilizaram para pegar em qualquer corrida minha, independentemente desse alegado "veto", que é inconstitucional e ilegal. Não tenho problemas de espécie alguma quanto a isso.
- Não teme que a Associação de Forcados vete essas duas corridas?
- Não temo, não senhor. De forma alguma. Não tenho nada contra os forcados e os forcados nada têm contra mim. Ainda ontem, repito, estive em São Manços, como já foi noticiado, a ultimar o acompanhamento da revista "Flash" a França, em Julho, acompanhando pela primeira vez uma digressão de um grupo de forcados ao estrangeiro.
- Confirma, portanto, a sua participação nessas duas organizações?
- Em absoluto. O Paulo, às vezes, quer protagonismo em demasia... Mas a organização das corridas das Misericórdias e da Homenagem a D. Francisco, é minha. Na praça que ele gere, por isso pode dizer-se que se trata de uma parceria, mas os cartéis são montados por mim e tudo foi tratado por mim. Incluindo a televisão.
- A corrida de homenagem a D. Francisco é transmitida pela RTP?
- É. E a Corrida da União das Misericórdias, não o sendo, tem o apoio institucional da RTP.
- Também é verdade, como ontem noticiámos, que esteve esta semana em Vila Viçosa, com Paulo Pessoa de Carvalho, para contratar José Luis Cochicho para a Corrida da União das Misericórdias?
- Claro que é verdade. Estivemos em Vila Viçosa os dois na quarta-feira passada, anteontem. Fui muitos anos apoderado do José Luis Cochicho e fui desafiá-lo a tourear na Corrida das Misericórdias para comemorar os 25 anos de alternativa, uma vez que já o fez este ano em duas ocasiões, mas nunca numa corrida formal, apenas em festivais. O José Luis ficou de nos dar uma resposta hoje, sexta-feira.

Foto M. Alvarenga/Arquivo