sexta-feira, 29 de junho de 2012

Brincamos ou quê? (II)



Toda  a gente, penso que sem excepção, conhece, há anos, as "trapalhadas" do João Duarte no meio tauromáquico. Tem virtudes e defeitos, como todos temos. Mas arma cada confusão...
A historia de hoje, com um pretenso comunicado, que primeiramente me disse não ter sido escrito por ele, procurando desmentir as declarações ontem proferidas ao "Farpas", é apenas mais uma. Que não espanta a ninguém.
Há não sei quantas semanas que me telefona, constantemente, dos Açores, dando conta as duas grandes realizações que vai promover: a corrida da União das Misericórdias, com o apoio institucional da RTP e a corrida de Homenagem Nacional a D. Francisco de Mascarenhas - ambas na praça das Caldas da Rainha, "em parceria" com Paulo Pessoa de Carvalho.
O facto de se encontrar "vetado" pela Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) por não pagamento ao Grupo de Moura há dois anos numa corrida que organizou em Angra, requeria algumas cautelas. Disse-lhe várias vezes: "Olha que é melhor não falar do teu nome, se não não tens forcados na corrida". "Que se lixe isso", respondeu-me sempre.
Os dias foram passando e as notícias saindo. O facto de termos atribuído sempre a Paulo Pessoa de Carvalho a organização de ambas as corridas, irritou João Duarte. Às tantas, o protagonismo era do Paulo e não dele. "Eu também tenho a ver, podes escrever", disse-mo mais que uma vez.
Ontem, publicámos uma notícia referindo que ambos eram organizadores das duas corridas (Misericórdias e Homenagem a D. Francisco). Salvaguardando (entende-se) a sua empresa ("Toiros & Cultura") face ao veto da ANGF ao João Duarte, Paulo Pessoa (meu amigo de há anos) enviou-me um mail, perfeitamente compreensível, dando conta de que a organização era exclusiva dele e dos Forcados das Caldas, que não havia Duarte envolvido... que as minhas notícias "não eram verdadeiras"...
Já esperava por isto. Não foi nada que me admirasse.
Ao final da tarde, falou-me o João Duarte. Disse-lhe dos mail's do Paulo. Ficou irritadíssimo. "Quero que o Paulo se lixe e os forcados. A corrida de D. Francisco era para ser em Santarém e em Almeirim, podes escrever isso tudo, põe essas declarações minhas, podes dizer ainda que... e que... e que...". Contou-me muito mais.
E eu avisei-o: "João, não te metas em mais guerras, és amigo do Paulo, organiza lá as corridinhas, não te envolvas em confusões".
"Não, não, mete tudo o que eu disse, o Paulo quer só protagonismo para ele..." - replicou.
Publiquei a entrevista, com as declarações que me fez por telemóvel (e que se encontram gravadas). Tinha um jantar. Perto da meia-noite ligiu-me. "Já publicaste?", perguntou.
Disse-lhe que sim. "É que abri o computador e não vejo", disse-me. E eu expliquei: "Acabei de publicar há um minuto, tens que actualizar isso, desliga e liga outra vez, que a entrevista aparece".
"Ah, já vi, porreiro. Mas podias ter dito ainda mais isto e aquilo... Emenda-me só, ainda hoje, por favor, quando escreves que os Forcados das Caldas não têm nada a ver com as corridas. Com a da RTP (D. Francisco) têm, emenda-me isso se possível ainda hoje, porque amnahã (hoje) vou ter uma reunião nas Caldas, para não haver problemas" - pediu.
E eu emendei de imediato.
Há momentos, quando o confrontei com um "comunicado" publicado no site "touro e ouro", disse-me que não tinha sido escrito por si... A seguir, disse-me que só hoje às 8h30 da manhã é que leu a entrevista do blog...
Brincamos ou quê?

Foto D.R.