quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quem disse que "isto" não tinha futuro?...

Toureiros (e "toiros") de palmo e meio fotografados com "Calerito"
Crianças encheram as bancadas da Monumental de Angra
"Calerito" saíu em ombros
Jovem diestro sevilhano de apenas 13 anos... e já com esta valentia!
Com que arte toureou "Calerito"!
João Pamplona entusiasmou com a sua arte e a sua garra
Também na arte de pegar toiros, a Festa tem futuro na Ilha Terceira
Bailado de maravilha



Enganaram-se aqueles que profetizaram que a arte tauromáquica "tinha os dias contados". Ontem de manhã na Monumental de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, largas centenas de crianças puderam assistir a um espectáculo de variedades taurinas, oferecida pela empresa. Que lhe foi especialmente dedicada e que tinha entradas gratuitas.
Acompanhados, na sua grande maioria pelos seus professores, mas também pelos seus pais e avós, as crianças deram um ambiente muito alegre, colorido e brincalhão às bancadas da praça, não deixando porém de prestar atenção áquilo que se ia passando na arena.
Aqui a tauromaquia vive-se desde a infância e por isso não há complexos entre os seus progenitores ou educadores, quanto à formação daq sua sensibilidade, com querem fazer querer, aqueles que são contra estes espectáculos.
E por isso, não só se entusiasmaram e aplaudiram o jovem cavaleiro praticante João Pamplona, que lidou dois excelentes novilhos de João Gaspar, como especialmente vibraram com o menino da sua idade (13 anos) "Calerito", sevilhano de nascimento que, com o capote e a muleta arrancou "olés" das suas gargantas.
João Pamplona esteve em muito bom nível nas suas actuações, enquanto que o espanhol se recreou com temple e profundidade, especialmente na sua segunda intervenção, com bezerras de Rego Botelho.
Os novilhos lidados a cavalo foram pegados pelo agrupamento juvenil da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, também eles dando os primeiros passos na arte de pegar toiros.
No final, "Calerito" saiu a ombros pela porta grande, epílogo alegre para uma manhã onde os risos e a alegria das crianças se ouviram na praça de Angra.
Uma bela jornada de promoção da festa, com o futuro a ser assegurado na arena e nas bancadas.

Fotos D.R./cortesia Tertúlia Tauromáquica Terceirense