quarta-feira, 13 de junho de 2012

Autarquia de Chaves cede a anti-taurinos: "Estamos a perder terreno a Norte!"



"Tenho más novidades para os aficionados" - afirma Jorge Vicente (foto ao lado), membro da empresa "Espalhar Aplausos Lda" e também cabo do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer.
A sua empresa, que já no decorrer deste ano organizou com enorme sucesso a corrida de toiros em Barcelos e tem preparadas mais três corridas na zona Norte do país, tentou organizar uma corrida de toiros em Chaves, que seria no próximo dia 15 de Julho, mas a mesma foi inviabilizada pela Câmara Municipal da cidade, depois de muitas pressões dos anti-taurinos.
Conta Jorge Vicente:
"Instalámos a praça de toiros em terreno autárquico, com autorização da autarquia e após a instalação da mesma começaram a 'chover' mail's e pressões dos anti, para que a autarquia não deixasse que se realizasse a corrida e a mesma cedeu aos anti e já não deixa que a corrida vá para a frente".
O mesmo sucedeu no passado domingo com a corrida que estava anunciada para Pedrouços, na Maia. Diz Jorge Vicente que "é com grande tristeza que noto que estamos a perder terreno, pois o Norte do país é a zona onde ainda podemos ter alguma gente nas praças e é esta zona do país que eles estão a tentar começar a parar".
"Fiz uma análise em Chaves - acrescenta Vicente - e 90 por cento das pessoas são a favor da tourada, pois existem no concelho as 'chegas de bois' e o "forcão', tendo por isso concluído que as pressões dos anti não terão partido do local".
E, a terminar, lança o apelo:
"Agradeço em todo este processo o apoio da Federação 'Prótoiro', nomeadamente do Sr. José Reis, mas noto que, infelizmente, a 'Prótoiro' sózinha não chega. Está na hora de nos unirmos de verdade! Tenho muitos amigos aficionados no Norte, estamos a organizar a criação de um Movimento Norte de Força Tauromaquia".

Fotos D.R.