sábado, 23 de junho de 2012

Badajoz, ontem: mandou Pablo e triunfou Caetano

Remate com o "Pirata". Pablo no seu melhor
Pablo com o "Van Gogh"
Triunfo importante de Moura Caetano ontem em Badajoz



Miguel Alvarenga - Grande ambiente, muitos portugueses na praça e apesar de algum calor, nada que se comparasse aos dias quentes "de loucura" que costumam marcar a Feira de Badajoz. A Feira de San Juan abriu ontem com a corrida de rejoneio e o primeiro grande triunfador do ciclo foi Pablo Hermoso de Mendoza, que cortou duas merecidas orelhas no seu segundo toiro e saíu em ombros. "O que manda... manda", como Santiago Román escreveu no site "mundotoro.com" - e foi mesmo isso que aconteceu.
Tarde de triunfo, também, para o português João Moura Caetano, merecedor de "suada" orelha no terceiro toiro da tarde - Portugal a vencer Espanha por 1 a 0 ao "intervalo" - e autor de importante faena no último, um mansarrão perdido que cedo procurou refúgio nas tábuas. Caetano protagonizou uma "brava" faena a um toiro manso.
Diego Ventura esteve ontem uns pontos abaixo do seu melhor. Mas "por morrer uma andorinha" nunca acabou a Primavera. E a Primavera de Ventura está para dar e durar.
A desilusão maior foram mesmo os toiros de Luis Terrón. Demasiado "nhoc-nhoques", de apresentação aceitável, mas sem transmitir nada. Antes pelo contrário. O primeiro, para Pablo, era demasiado distraído. O sexto, que coube a Caetano foi, por exagerada mansidão, verdadeiramente impróprio para consumo. Os restantes deixaram-se tourear... como se fossem "tourinhas". Faltou emoção, faltaram "ais" e "uis" nas bancadas. Enfim...
A Monumental de Badajoz registou uma excelente entrada: mais de meia casa, com a sombra muito bem preenchida e o sol com clareiras grandes.
Pablo Hermoso de Mendoza, trajado à forma antiga (fato goyesco), esteve acertado no toiro que abriu praça, mas a faena resultou morna e sonsa, por falta de colaboração do toiro. "No pasó nada", matou mal e no fim foi silenciado.
No segundo e depois de Moura Caetano ter cortado anteriormente a primeira orelha da tarde, Hermoso "jogou-as todas" para assegurar, como conseguiu, a saída em ombros. Esteve brilhante em todos os lances, fantástico em todos os ferros, enorme em todos os recortes. Faena variada e de nível muito alto. Inteiramente merecedor das duas orelhas.
Diego Ventura (foto ao lado) não esteve ontem nos seus dias. Mais vibrante a primeira lide, apenas mal rematada com o rojão de morte e por isso silenciada. A segunda teve altos e baixos, falhou dois pares de bandarilhas, mas matou de certeiro rojão. Cortou uma orelha.
João Moura Caetano apresentava-se pela primeira vez em Badajoz. E saíu de cabeça erguida, por pouco ia também em ombros (e merecia). Confirmou - e isso foi o mais importante - o bom momento que atravessa. Não só no que respeita a "ferramentas" (cavalos), mas principalmente no que respeita a si próprio. Está um toureiro rodado e maduro, experiente e seguro.
A primeira actuação foi perfeita, tranquila, tudo bem feito, tudo bem rematado, com sobriedade, sem espalhafato. Matou de certeiro rojão e teve direito a merecida orelha - a primeira da tarde. Orgulho português. Ou só temos orgulho nos futebolistas?...
A segunda faena, frente a um toiro perdido de manso, "sem um passe", revelou um toureiro superior e que venceu com a "bravura" da sua arte a mansidão confrangedora de um oponente que cedo fugiu para as tábuas. Sem recorrer aos bandarilheiros, foi ele próprio, sózinho, com os seus cavalos, quem sacou o toiro e o colocou, empolgando em ferros que fizeram "explodir" vibrantes aplausos.
Por fim e apesar de todas as tentativas de Diogo Fera e Pedro Paulino para tirar o toiro de tábuas, entrou decidido a matar em sorte sesgada. O toiro demorou a cair e João teve que se apear e usar o "descabelho". Uma lide tão "brava" merecia uma segunda orelha. Valeu o reconhecimento do público, que o despediu com grande ovação. Nem sempre as orelhas fazem ou justificam os triunfos. E Moura Caetano triunfou ontem em Badajoz - um triunfo incontestável. Verdadeiro.

Fotos Juan Andrés Hermoso de Mendoza/www.pablohermoso.net, Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot.com e Carlos Nuñez/Toromedia/@diego ventura